quinta-feira, 19 de setembro de 2013

LIÇÃO 12: A RECIPROCIDADE DO AMOR CRISTÃO (Auxílio - Jovens e Adultos, 3º Trimestre de 2013/CPAD - por Fernando José).


Por Fernando José.

Chegamos ao capítulo 4, vv. 10-13 de Filipenses que é considerada como uma “carta de amor”. Nessa carta o apóstolo fala, também, da gratidão com os destinatários; essa gratidão envolve a contribuição daquela igreja para com o apóstolo. 
Os filipenses sempre estiveram presentes na vida do apóstolo: 
"E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;" (4:15). Paulo deixa claro, na carta, que os destinatários sempre pensavam nele, lembravam-se dele. E, em surgindo uma oportunidade, eram usados por Deus para suprir a necessidade do apóstolo: “... pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade." (4:10). Os filipenses fixavam a mente no apóstolo, percebiam suas necessidades, a recordação que tinham se materializava no cuidado para com o apóstolo Paulo! Esse proceder sempre (não sei em que proporção) acompanhou os verdadeiros crentes em Cristo Jesus. Vejamos trechos de um documento do 1° século da Era Cristã, chamado Didaquê (A Instrução dos Doze Apóstolos):
"Se vier alguém até você e ensinar tudo o que foi dito anteriormente, deve ser acolhido." (CAPÍTULO XI, seção 1).
“Todo verdadeiro profeta que quer estabelecer-se entre vós é digno de seu alimento. Do mesmo modo, também o verdadeiro mestre, como o operário, é digno de seu alimento. Por isso, tomarás as primícias de todos os produtos da vindima e da eira, dos bois e das ovelhas e darás aos profetas, pois estes são os vossos grandes sacerdotes.” (CAPÍTULO XIII, seção 1-3).
Porém há o outro extremo: "Se não quiser conformar-se com isto, é um que quer fazer negócios com o cristianismo (trata-se de um comerciante de Cristo). Acautelai-vos contra tal gente." (Capítulo XII, seção 5).
Que venhamos agir com cuidado para que não cometamos injustiças! Honra a quem honra! Ponhamos à prova os mercenários, lobos devoradores que, ultimamente têm até “colocado os demônios” a sua disponibilidade para obter a gordura (bens, dinheiro, etc.) das ovelhas!

"... porque já aprendi a contentar-me com o que tenho." (Filipenses 4:11) - O ministro, assim como qualquer outro crente, deve, em Cristo ‘satisfeito estar’, é preciso aprender a ter satisfação em nós mesmos...

"Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade." (Filipenses 4:12) - Sempre foi dito por aí a fora que a vida é uma escola, pois é o apóstolo conheceu ‘um pouco’ (por assim dizer) dessa façanha, ele disse: ‘SEI’. Quem sabe vê e vive conhecendo, percebendo, experimentando... Em cima, em baixo, cheio, vazio, saciado, com fome. Ele aprendeu o segredo! Pelo uso, pela prática, pelo hábito. Contente, quando a medida excedia, contente quando era humilhado. Satisfeito quando estava alimentado e engordado, satisfeito quando estava faminto, em necessidade. Verdadeiramente um segredo aprendido!

"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." (Filipenses 4:13) – Sobre esse ponto temos algumas considerações a fazer:
* Quando estamos firmes em Cristo a probabilidade de não acertar é muito menor. Ele nos dá forças para cumprir, fazer, corresponder às expectativas, não trair a confiança. Com Ele, o fazer funcionar é real, e, em seu nome, suceder conforme o esperado. Quando as chuvas (com seus temporais) e as agitações vêm com o objetivo de arrasar tudo e todos, poderão até afligir, agoniar, causar consternação, mas (no nome Dele) não nos destruirá, não trará devastação ou ruína... Estaremos firmes nas promessas em amor, com alegria, andando iluminados pela Sua luz!
*Nas lutas, nas guerras, nas oposições de ideias, sentimentos e interesses, nas manifestações agressivas, nas disputas ardorosas, nos embates e contradições, como um paradoxo, em Jesus, temos ‘eirene’(sensação de descanso, satisfação, sossego, serenidade, relações harmoniosas, amizade), pois temos um “Deus de paz” (Romanos 15.33).

Enfim, Nós Podemos... “Posso” (gr. ischuõ). Estou/sou capacitado, tenho permissão, possuo legalização e habilitação para:
- Executar a tarefa nesse importante negócio (Atos 6.3), nesse GRANDE EMPREENDIMENTO que é A Obra de Deus,
- Desempenhar funções,
- Ser feliz em meios às duras experiências, tristezas e perseguições...

Por Fernando José.

Referências:
Dicionário VINE – W. E. Vine, Merril F. Unger, William White Jr. (CPAD, 2006).
Novo Testamento Interlinear - GREGO-PORTUGUÊS (SBB - Sociedade Bíblica do Brasil, 2004).
Didaquê, A Instrução dos Doze Apóstolos.

Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais





quinta-feira, 12 de setembro de 2013

LIÇÃO 11: UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA (Auxílio - Jovens e Adultos, 3º Trimestre de 2013/CPAD - por Fernando José).



Por Fernando José.

No subsídio nosso de cada semana chegamos à LIÇÃO 11: UMA VIDA CRISTÃ EQUILIBRADA.  Situamos-nos no Capítulo 4, Versículos 5-9.

"Seja a vossa equidade notória a todos os homens." Filipenses 4:5. Equidade. Nos dicionários da Língua Portuguesa equidade é "... uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um...". Aqui em Filipenses vai além desse conceito: é ter mansidão, ter gentileza, agir com generosidade, ter moderação, ser razoável... (gr. epieikes). É ter uma “doce racionalidade” (VINE).

"... Perto está o Senhor." Filipenses 4:5. “Está perto” segundo o VINE dá ideia de lugar e tempo. Provavelmente a expressão refere-se à segunda opção (tempo), i.e, à Volta do Senhor, já que o contexto anterior assim deixa expresso: "Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas." Filipenses 3:20-21.

"Não estejais inquietos por coisa alguma..." Filipenses 4:6. Deixar de se importar com “qualquer coisa”! Esse é o segredo. Deixar as ‘picuinhas’ pra lá! Não ter cuidado distraído, ou seja, prestar atenção em coisas tidas como primordiais, mas que na realidade tira o foco do principal. Se preocupar à toa? Por que e pra quê?

"... antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." Filipenses 4:6. Supliquem, intercedam e durante esse processo apresentem seus desejos, necessidades, suas solicitações. Vejamos algo mais sobre o assunto:
“Lidamos com a ansiedade não com livros de ajuda, mas com a ajuda do alto. Triunfamos sobre ela não batendo no peito em uma arrogância ufanista, mas caindo de joelhos e lançando sobre Cristo a nossa ansiedade. Onde a oração prevalece, a ansiedade desaparece.” (Hernandes Dias Lopes).
Façam seus requerimentos e acima de tudo: Adorem, Agradeçam...!

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." Filipenses 4:7. Essa paz é o contraste da dissensão! Eirene que corresponde à Shalom (no Antigo Testamento) é sinal de inteireza, pacificidade, relação harmoniosa, segurança e isenção de incômodo... Essa paz vem de Deus, vem do "... Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." Tiago 1:17. E esse mesmo Deus é o que nos guarda:

phroureõ (φρουρέω), termo militar, “manter guardado, manter sob guarda”, como com uma guarnição (...) é usado acerca (...) do senso de segurança que lhe pertence quando ele põe todos os assuntos nas mãos de Deus (Fp 4.7)...” (VINE).

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." Filipenses 4:8.

O que é verdadeiro
Viver o não oculto. Viver aquilo que é real. O cristão é chamado a viver conforme a realidade! Ultimamente temos vivido um “conto de fadas gospel”. Vivemos no “mundo da lua”. Precisamos ver a realidade que nos cerca e vivermos a realidade digna de nosso posto. A verdade é manifesta. Mentira e mentiras não convêm ao cristão! Que Deus nos dê discernimento concernente ao que é falso e ao que é verdadeiro! Que saibamos distinguir a mão direita da esquerda! Que a falsidade não encontre aconchego em nossas vidas...!

O que é honesto
Aqui, Paulo faz um convite aos filipenses para que pudessem viver de acordo com tudo o que fosse honrável. Os cristãos hodiernos são chamados para viver de forma respeitável, viver aquilo que é nobre, sério e digno! Honra, nobreza, seriedade, respeito, dignidade e honestidade são qualidades/características necessárias à cristandade...

O que é justo
Justiça aqui é integridade, de acordo com a regra/costume, coisa correta. Aqui justo é aquilo que é próprio para o uso, aquilo com condições para realizar tarefa.

O que é puro
Puro? Sim puro de toda culpa! Ter disposição firme e constante para a prática do bem.

O que é amável
Amável é aquilo que aprazível. Aquilo que alegra, cativa e maravilha. O apelo do apóstolo é que os filipenses fossem em direção a amar.  Seguir essa direção em nossos dias é o que precisamos fazer...

O que é de boa fama
Ter boa reputação. Os nossos nomes sempre são espalhados por aí a fora, mas, de acordo com esses relatórios, qual tem sido a nossa fama? Essa fama sai com um som bonito? Quais declarações têm sido feitas a nosso respeito? Temos pensado naquilo que é de bom nome?

... Se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Em nosso pensamento (raciocínio, razão) devemos considerar/aprovar aquilo que é excelente, que tem bondade moral, que tem regra de conduta...! Há uma enxurrada de pensamentos (coisas boas, coisas ruins) em nossa vida diária, porém, consideremos o que é bom! ‘Virtude e louvor’, lema do nosso pensamento.

"O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei;" Filipenses 4:9
Os filipenses ouviram o que Paulo falou e viram as palavras em ação na vida daquele que falou! Logo, perceberam que deveriam receber o conhecimento passado pelo apóstolo, deveriam aumentar o conhecimento e em conhecimento. Um exemplo que a ser seguido nos dias hodiernos: obter o conhecimento, aplicar o conhecimento, andar de acordo com esse conhecimento! Investigar e observar é tarefa do discípulo!

Em SÍNTESE, se andarmos de acordo com o supracitado, poderemos afirmar, finalmente e com convicção, que "... o Deus de paz será convosco." Filipenses 4:9.

Por Fernando José.

Referências:
Dicionário VINE – W. E. Vine, Merril F. Unger, William White Jr. (CPAD, 2006).
Novo Testamento Interlinear - GREGO-PORTUGUÊS (SBB - Sociedade Bíblica do Brasil, 2004).
Filipenses: a alegria triunfante no meio das provas - Hernandes Dias Lopes (Hagnos, 2007).
Dicionário Mini Aurélio Século XXI – Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (Editora Nova Fronteira, 2001).

 Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais






sábado, 7 de setembro de 2013

LIÇÃO 10: A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO (Auxílio - Jovens e Adultos, 3º Trimestre de 2013/CPAD - por Fernando José).



Por Fernando José.

Chegamos à LIÇÃO 10: A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO.  Situamos-nos no Capítulo 4, Versículos 1-7.

“... meus amados e mui queridos irmãos..." Filipenses 4:1. A relação do Apóstolo com os Filipenses era de afeto, havia amizade e amor ente eles. Nessa relação ambos os lados eram desejados e almejados, havia um anseio de estarem juntos! Paulo fazia votos de saúde e felicidade aos destinatários...

"... minha alegria e coroa..." Filipenses 4:1. Concernente à ALEGRIA é como se Paulo dissesse: “- Vocês são o meu deleite!”, “-Vocês são meu agrado, minha admiração!”, “-Há deslumbre e prazer em nossa amizade!”. Quanto à COROA, antes da amizade ser estabelecida houve uma competição logo nos primeiros contatos: "E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco." Atos 16:22-24, nessa competição o milagre da parte de Deus acontece, Deus dá livramento, a Palavra permanece, gerando assim triunfo e recompensa: os santos em Cristo Jesus, que estavam em Filipos (Filipenses 1:1).

"... estai assim firmes no Senhor, amados." Filipenses 4:1. A recomendação de Paulo aos destinatários é que estejam firmes. Estar firme é manter a “sujeição voluntária à vontade do Senhor” (VINE). Deus é o Pai, e que "... seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu;" Mateus 6:10.

"Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor." Filipenses 4:2. "... ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho" Filipenses 4:3. Em meio a essa história de confraternização e amizade são destacadas duas personagens: EVÓDIA E SÍNTIQUE. Vejamos o que o Hernandes Dias Lopes tem a dizer sobre isso: “... a desarmonia entre dois membros da igreja não era um problema de pequena monta para o apóstolo. Evódia e Síntique eram duas irmãs que ocupavam posição de liderança na igreja, que haviam se esforçado com Paulo no evangelho e cujos nomes estavam escritos no livro da vida, mas, agora, estavam em desacordo na igreja. Elas tinham nomes bonitos (Evódia significa “doce fragrância”, e Síntique, “boa sorte”), mas estavam vivendo de maneira repreensível.”.

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos." Filipenses 4:4. É uma ordem do apóstolo: “Se alegrem, estejam satisfeitos”, “Passem bem!”, “Deleitem-se!”. Paulo convida os destinatários a estarem contentes. Anuncia que eles deveriam estar em gozo...

"Seja a vossa equidade notória a todos os homens." Filipenses 4:5. Equidade. Nos dicionários da Língua Portuguesa equidade é "... uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um...". Aqui em Filipenses vai além desse conceito: é ter mansidão, ter gentileza, agir com generosidade, ter moderação, ser razoável... (gr. epieikes). É ter uma “doce racionalidade” (VINE).

"... Perto está o Senhor." Filipenses 4:5. “Está perto” segundo o VINE dá ideia de lugar e tempo. Provavelmente a expressão refere-se à segunda opção (tempo), i.e, à Volta do Senhor, já que o contexto anterior assim deixa expresso: "Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas." Filipenses 3:20-21.

"Não estejais inquietos por coisa alguma..." Filipenses 4:6. Deixar de se importar com “qualquer coisa”! Esse é o segredo. Deixar as ‘picuinhas’ pra lá! Não ter cuidado distraído, ou seja, prestar atenção em coisas tidas como primordiais, mas que na realidade tira o foco do principal. Se preocupar à toa? Por que e pra quê?

"... antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças." Filipenses 4:6. Supliquem, intercedam e durante esse processo apresentem seus desejos, necessidades, suas solicitações. Vejamos algo mais sobre o assunto:

“Lidamos com a ansiedade não com livros de ajuda, mas com a ajuda do alto. Triunfamos sobre ela não batendo no peito em uma arrogância ufanista, mas caindo de joelhos e lançando sobre Cristo a nossa ansiedade. Onde a oração prevalece, a ansiedade desaparece.” (Hernandes Dias Lopes).

Façam seus requerimentos e acima de tudo: Adorem, Agradeçam...!

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus." Filipenses 4:7. Essa paz é o contraste da dissensão! Eirene que corresponde à Shalom (no Antigo Testamento) é sinal de inteireza, pacificidade, relação harmoniosa, segurança e isenção de incômodo... Essa paz vem de Deus, vem do "... Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." Tiago 1:17. E esse mesmo Deus é o que nos guarda:

phroureõ (φρουρέω), termo militar, “manter guardado, manter sob guarda”, como com uma guarnição (...) é usado acerca (...) do senso de segurança que lhe pertence quando ele põe todos os assuntos nas mãos de Deus (Fp 4.7)...” (VINE).

Por Fernando José.

Referências:
Dicionário VINE – W. E. Vine, Merril F. Unger, William White Jr. (CPAD, 2006).
Novo Testamento Interlinear - GREGO-PORTUGUÊS (SBB - Sociedade Bíblica do Brasil, 2004).
Filipenses: a alegria triunfante no meio das provas - Hernandes Dias Lopes (Hagnos, 2007).
Dicionário Mini Aurélio Século XXI – Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (Editora Nova Fronteira, 2001).

Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais