terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Gratos a Deus




Gratos a Deus pela oportunidade de viver, de crê, nascer de novo, ter aceitação em sua família, praticar, anunciar... Gratos pelo combate, pela aflição, por todas as coisas que trabalham junto conosco a fim de demonstrar o Seu Poder e leva-nos a entender que há alguém que se preocupa conosco, que vem a nosso favor! Gratos a Deus pelo Seu ouvir. Gratos a Deus pelo Seu livramento. Livramento das angústias. Gratos pelo Resgate Divino. Gratos pela Sua guarda, pela segurança. Gratos pelos anos de vida. Gratos pela oportunidade de servir. Gratos porque Ele não se esquece do Seu povo. Ele se lembra de nós. Gratos pelos bens, pela renda, pelos celeiros! Gratos pela figueira que floresce, e, ainda que ela venha secar, Teu é o poder! Estamos em boas mãos...
Por Fernando José. 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FILHOS DE DEUS (N° 51)



FILHOS DE DEUS
Ter o poder de tornar-se filho de Deus:
É ter o momento oportuno de viver o impensável;
É sentir na caminhada cotidiana o compartilhar de Deus sobre as nossas vidas;
É viver na luz em meio à escuridão;
É ser edificado a cada dia;
É estar subordinado a um Deus transcendente que tem a prática de tratar bem a sua família;
É ser adotado;
É ser jovem;
É receber conhecimento e habilidade do alto;
É ter seriedade, agindo com sabedoria;
É ter disposição, ser movido pela força do Senhor.
Por Fernando José.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

AS CIRCUNSTÂNCIAS (N° 50)




AS CIRCUNSTÂNCIAS
Devemos entender que as circunstâncias contribuem para o nosso progresso, pois estão juntas conosco para um fim comum, e, nessa viagem que é a vida humana temos a circunstância como companheira. As circunstâncias são provas para levar o provado à aprovação, a um ponto elevado. Em resumo, são os combates que nos ajudam a chegar com precisão ao destino da viagem.
Por Fernando José.

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

CONVERSÃO [2] - (N° 49)



CONVERSÃO [2]
Quando Cristo concede nova vida, a velha natureza é removida e o coração transformado, enfim, somos levados a confiar no Cristo de Deus. O convertido não confia na carne, ele serve a Deus e se gloria Nele. O convertido faz homenagem a Deus, prestando-lhe culto com inteligência. Não é a mão humana que faz a obra espiritual e interior na vida do convertido, é operação do Espírito Santo!
Por Fernando José.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Não Curto o Natal...



Não Curto o Natal...

Não curto o Natal Capitalista que tem por objeto o dinheiro. Não curto o Natal que tem como símbolo principal um velho desconhecido, que toma o lugar do Deus que nasceu...
Há mais de uma década vi nos livros que o nosso Natal, pelo menos o Ocidental, é uma data imposta pelo papismo, uns seis séculos após o evento – o Nascimento de Cristo. A partir daí, deixei, em parte, de celebrar. A descoberta fez com que parte da  festa ficasse sem essência, sem sentido.
Não curto o Natal da Bondade Mensal (só em dezembro). Prefiro a bondade natalina de toda uma vida, ou pelo menos em boa parte dela. Não curto o Natal Hipócrita que é realizado nas empresas, na mídia, na política, no comércio e, quem diria, nas igrejas. É como se tirássemos o dízimo anual: brigamos, açoitamos, espancamo-nos, bajulamos, prejudicamos e maldizemos durante 11 (onze) meses e, no último, vivemos o Natal Carnavalesco, cada um com sua máscara; é o Natal do Confete, das pinturas, da festa mal festejada.
Mas, há uns poucos elementos nessas festas natalinas que produzem grandes resultados:
1)A oportunidade de alertar a humanidade quanto ao nascimento do Rei e Deus forte:  Cristo, o Príncipe da Paz! Na época do Natal, a influência dos Evangelhos, ou a manifestação Cristocêntrica, torna-se mais forte. O hesterno é hodierno. Sentimos uma porção da dimensão natalina do Cristo; há um quebrantamento nos corações. É a oportunidade de ouvir, mais uma vez, que o Cristo nasceu e, de forma contínua, nasce em nossas vidas.
2)É o momento família; a família que é uma Instituição Divina e que, se estiver em decadência, não haverá remendos substutivos seja político, social, cultural, medicinal e outros ‘AL’.
Já que o ‘nosso Natal’ tem várias faces. Porque não aproveitar a melhor parte. Enquanto isso... Continuo afirmando: “- Não curto o Natal...”, apenas pego o que tem de bom do lado bom!

Por Fernando José.



Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

CONVERSÃO [1] - (N° 48)



CONVERSÃO [1]
Falar de conversão é mostrar mudanças, é tocar no centro. É mostrar que o mundo (estrutura pecaminosa da sociedade) não atende às nossas necessidades. É demonstrar que a nova visão, oriunda de Deus, é superior à velha. É rejeitar o inadequado e constatar que o novo foi apresentado às nossas vidas e não podemos abrir mão disso. Conversão é transformação em degraus. Conversão é coração, não denominação evangélica. Conversão é viver uma vida correta, procurando agradar Àquele que fez a convocação.
Por Fernando José.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

ENQUANTO PODE (N° 47)



ENQUANTO PODE
Enquanto pode:
Busque ao Senhor, invoque-o;
Desfrute da Sua misericórdia;
Aproveite o apagar das transgressões que vem da parte Dele;
Aproveite para ser lavado (a) da iniquidade;
Deixe-se ser purificado (a) do pecado;
Esteja nas mãos de Deus;
Sinta o agir Dele;
Viva o tempo de paz;
Seja avivado (a);
Peça a Deus para te ajudar na incredulidade;
Veja o impossível tornar-se possível;
Seja belo (a), seja formoso (a);
Sinta Cristo tomando-o (a) pela mão, levantando-te;
Louve ao Senhor;
Tema ao Senhor.
Por Fernando José.



sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

EU E JUDAS (N° 46)



EU E JUDAS
Passamos parte de nossa vida apoiando, orando,incentivando e ensinando àqueles que têm um chamado, mas que, no momento, encontram-se desregrados, infiéis, sem alicerce, em falhas e cheios de sanções reprovativas. Não são poucos os que vivem nesse tipo de “submundo cristão”, porém, depois de um processo em que são lavados e aceitos moral e espiritualmente pelos demais, se enaltecem, deixam a simplicidade, abandonam a humildade (talvez fosse só fachada) e, no primeiro erro de quem os ajudou, ou nos rumores ainda não confirmados de que houve tal erro, abandonam-nos e agem com descrença. Em resumo, alguns recebem ajuda de uma mão amiga e quando esta precisa de apoio, agem com indiferença, vendem o amigo por algumas moedas (cargos, funções eclesiásticas, amizades não amistosas...). Entrega-se o amigo ao império do mal, ajuda a cuspi-lhe na face, dá a cana ao carrasco para feri-lhe, prepara a cruz para o seu fim!
Por Fernando José.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O CULTO NOSSO DE CADA DIA (N° 45)



O CULTO NOSSO DE CADA DIA
O crente não viverá só de celebração. A celebração nada mais é que a reunião de cultos. Meu culto, seu culto, nosso culto, juntos, formam a celebração. A celebração mais comum, a de Domingo, é complementada com outras celebrações durante o período semanal. As reuniões Pentecostais e Neopentecostais (“do fogo”, “da glória”, “do milagre”, “da benção”, ”do mergulho”, “da muralha”) têm, em parte, o seu valor, assim como o sistema litúrgico histórico-tradicional “devagar e sempre” atrai e edifica. Só que anexo às reuniões e liturgias das igrejas há o modo de viver, que é o culto nosso de cada dia! Antes de nos envolvermos na celebração, haverá a oferta individual e, através dele, chegamos ao entendimento de que ao nos reunirmos haverá compartilhamento de bênçãos e divisão de responsabilidades. A nossa roupagem santa e sacerdotal não se restringe apenas à celebração nos templos, ela transcende vestes-nos no nosso cotidiano. Há um modus vivendi cristão que é mais importante que o dízimo, a oferta, o templo, a campanha e outras coisas mais... Sejamos sempre reformados e renovados, andemos por fé, fazendo um culto racional e que o óleo esteja constantemente sobre nossas cabeças no nosso dia-a-dia!
Por Fernando José.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

CRISTÃO: UM APRENDIZ... (N° 44)



CRISTÃO: UM APRENDIZ...
AO APRENDIZ É DADO O ESPÍRITO, ESSE ESPÍRITO MOVE - SE, AGE NO INSTRUÍDO, CONCEDENDO-LHE DONS (1 Co 12.7-11) “PARA O QUE FOR ÚTIL”, E, “O MESMO ESPÍRITO OPERA TODAS ESTAS COISAS”. RESUMINDO: O ESPÍRITO QUE DÁ E OPERA O FAZ COM EQUILÍBRIO, PRUDÊNCIA, MODERAÇÃO, BEM APLICADO. SE ASSIM É, TRANSMITIREMOS AS QUALIDADES SUPRACITADAS.
Por Fernando José.


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ATOS DOS APÓSTOLOS E A IGREJA ATUAL (N° 43)



ATOS DOS APÓSTOLOS E A IGREJA ATUAL
Atos 2. 42-47 é um exemplo de grande estima entre os cristãos, mas, não devemos esquecer que existe outro trecho (no mesmo livro) que merece nossa atenção (6.1). A diferença, o desprezo e a discriminação começaram a surgir. Fim da comunidade? Não! Instituíram pessoas responsáveis para este setor (vv. 2-5). Resultado (mais uma vez): v.7! Cristãos hodiernos: estaremos em multiplicação em nossas igrejas, mas, problemas surgirão (principalmente o da obra social); nesses momentos, onde estarão os líderes espirituais? Onde estarão os solucionadores de problemas? Quem irá definir os papéis? Quem estabelecerá procedimentos? Quem irá fazer escolhas? Quais serão escolhidos?

Por Fernando José.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O JEJUM (N° 42)



O JEJUM
O jejum é uma prática observada em diversas religiões milenares... Trilhando um caminho, pelas passagens bíblicas, rumo ao conceito de jejum, podemos constatar que no Antigo Testamento há uma orientação divina referente ao modo correto de praticá-lo. Aqui, unimos ritual e prática:
· Jejuem e soltem aqueles que foram presos injustamente.
 · Jejuem e tirem o peso daqueles que sofrem.
· Jejuem e não batam uns nos outros.
· Jejuem e acabem com todo tipo de escravidão.
· Jejuem e repartam.

Por Fernando José.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

NEEMIAS E A CHAMADA (N° 41)



NEEMIAS E A CHAMADA
Neemias traz elementos fundamentais para exercer a sua chamada, dada por Deus:
1. Preocupação com a terra natal (1. 3,4; 2. 3,5). Neemias seguia à risca Salmos 137. 5,6.
2. No momento difícil em que tomou conhecimento dos sintomas que grassava seu povo, vestiu-se da armadura (jejum e oração) para a guerra.
3. Usou recursos disponíveis (acesso ao rei) para elaborar o escape.
4. Tinha força/vigor para encarar as obras desafiadoras.
Por Fernando José.


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O PEDIDO DE NEEMIAS (N° 40)



O PEDIDO DE NEEMIAS.
“... Agora, ó Deus, aumenta as minhas forças.” (Ne 6.9)
 Para enfrentar a conspiração, Neemias pede a Deus que o torne mais forte, mais robusto, que o encha de provisões de forma que esteja preparado para a defesa, pede encorajamento diante do medo. Precisamos fazer o mesmo: pedir a DEUS o aumento, o amadurecimento e o crescimento espiritual, tornando-nos maior do que éramos. Pediremos a Deus energia, para sermos parte essencial, agindo com legitimidade no seu Reino...

Por Fernando José.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

COMO FAZER PARTE DA IGREJA? (N° 39)



COMO FAZER PARTE DA IGREJA?
Primeiro, haverá a pregação. A doutrina de Cristo é proclamada, anunciada. Em segundo lugar, mediante a pregação, haverá a aceitação. O ouvinte admite que o sermão fala da Verdade, reconhece seu estado, concorda com o que está sendo oferecido. Por último, haverá a filiação, ou seja, o ouvinte convicto do que está fazendo (pois o Espírito influencia-o: convencendo do pecado da justiça e do juízo), entra num relacionamento com Cristo, conecta-se com Ele, dependendo Dele. Quando se entra em comunhão com Cristo, consequentemente interliga-se com os demais que estão unidos a Ele!
Por Fernando José

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

SOLIDARIEDADE (N° 38)




SOLIDARIEDADE
A verdadeira prosperidade traz anexa em si, ideias, ideais, conceitos, realizações, influências e referências. Sendo assim, essa particularidade existente na vida do próspero se expandiria para a vida dos demais (coletivo), influenciando-os, acompanhando-os e resgatando-os... Em resumo, esse potencial e diferencial que a prosperidade traz para a vida do ser humano teria como meta/objetivo a solidariedade e provimento aos necessitados!

Por Fernando José

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O SAL E O DISCÍPULO (N° 37)



O SAL E O DISCÍPULO
O SAL QUE, NOS TEMPOS ANTIGOS, JÁ FOI CONSIDERADO COMO ARTIGO DE LUXO (“OURO BRANCO”), AGE COM A CAPACIDADE DE DESTRUIR OS MICRÓBIOS, TENDO COMO UMA DE FUNÇÕES, DESINFECTAR! CONSIDERAÇÕES SOBRE O SAL: DEVE SER USADO EM QUANTIDADE HARMÔNICA, EM BOA PROPORÇÃO. SEU GASTO DEVE SER EM JUSTA MEDIDA. DEVE SER APRECIADO COM PRUDÊNCIA. COMPARANDO COM O DISCÍPULO: AO APRENDIZ É DADO O ESPÍRITO, O MESMO SE MOVE /AGE NO INSTRUÍDO, CONCEDENDO-LHES DONS (1 Co 12.7-11) “PARA O QUE FOR ÚTIL”, E, “O MESMO ESPÍRITO OPERATODAS ESTAS COISAS”. RESUMINDO: O ESPÍRITO QUE DÁ E OPERA O FAZ COM EQUILÍBRIO, PRUDÊNCIA, MODERAÇÃO, BEM APLICADO. SE ASSIM É, TRANSMITIREMOS AS QUALIDADES SUPRACITADAS.

Por Fernando José.


sábado, 7 de dezembro de 2013

A ESCRITURA: ALCANCE E UTILIDADE.




Em Deuteronômio 32.2 a Doutrina Verdadeira é comparada as gotas da chuva, ou, como o orvalho que caem sobre as ervas/vegetação nos campos, a fim, de trazer vigor, vitalidade e fertilidade: “Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.”Essa Doutrina nos alcança da seguinte forma: “EU OUÇO A PALAVRA. POR ELA SOU FEITO NOVA CRIATURA. SENDO ASSIM, SOU EQUIPADO, PELAS ESCRITURAS, PARA PRODUZIR BOAS OBRAS”.
A Escritura é proveitosa (õphelimos). Útil e lucrativa para:
- dar instrução;
- treinar;
- informar;
 - anunciar;
 - expor;
- condenar o erro;
- mostrar onde nossa direção/rumo está em discórdia, lutando com os caminhos de Deus;
 - restaurar;
- melhorar vida;
- melhorar caráter;
- disciplinar;
- regular;
- transmitir conhecimentos acerca do que é direito, induzindo-nos a fazer o que é direito.


Referências Bibliográficas 
Almeida RC. 
Dicionário VINE, M. Unger / W. White Jr. / W. E. Vine - Editora Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) 
Dicionário Mini Aurélio Século XXI – FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda (Editora Nova Fronteira, 2001).
Lições Bíblicas CPAD.

Por Fernando José.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O nosso 'Evangelho' (Um Pensamento)


GUARDAR O CORAÇÃO (N° 36)


GUARDAR O CORAÇÃO
Diante dos variados bens, móveis e imóveis, dinheiro que o cristão tem ou poderá vir a possuir/adquirir, será preciso que o mesmo arranje meios de se defender, adquirindo proteção, se preservando, tomando conta do coração, colocando-o no lugar onde deve estar (em Deus)! Observará de forma investigativa seu estado, situação, verificará a sua vida com a finalidade de dirigir, ou melhor, deixar-se ser dirigido por Deus. Fará a revista do seu cotidiano, procurando cada parte de um todo, tendo em mente que temos a incumbência de buscar a direção para o bom encaminhamento da nossa vida pessoal e, consequentemente, nas relações interpessoais. Não devemos, diante do que o Senhor Deus nos concede, elevar nosso coração, divinizando-nos, edificando um altar de nós mesmos! Em vez de levantarmos muros para fortalecer nossas jactâncias e vanglórias, levantemos um para esconder/proteger a nossas almas, firmados na Rocha: “... e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:3).

Por Fernando José.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O GRANDE VALOR DAS MULHERES (N° 35)



O GRANDE VALOR DAS MULHERES
Cristo iniciou a obra mostrando o Grande Valor das Mulheres, e, os homens, meros terráqueos, ainda que indiretamente, dão continuidade à essa verdade que foi demonstrada outrora. Belas são as Mulheres, Benditas são Elas... São elas os rubis da Terra, elas iluminam o mundo... Simbolizam sabedoria, prudência, riqueza, sobriedade, confiança, reverência, capacidade, amor, pureza, bondade, bênçãos, enfim, são "as Mães de toda Humanidade". E, para concluir, à semelhança de Adão, quem vive sem elas?
Por Fernando José.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O DOM QUE EU TENHO... (N° 34)



O DOM QUE EU TENHO...
Use o seu dom, não abuse... Ajoelha, ora... Recarregue as tuas energias. Não deixe a ferramenta enferrujar por falta de uso; Alimente o dom, renove-o, pratique...
Por Fernando José.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

FICAR NA VOCAÇÃO (N°33)



FICAR NA VOCAÇÃO
Mude de situação, de posição... Esteja em pé, sentado, ajoelhado, de cócoras, deitado... Use a mão direita, também utilize a esquerda quando aquela cansar; Endireite-se, ajeite-se ou desajeite-se... Canse e descanse. Durma e acorde! Inspire e respire... Todavia, a vocação não será mudada (Romanos 11.29).
Por Fernando José.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

CRISTO: VIDA (N° 32)



CRISTO: VIDA
Às vezes indagamos: - Qual é o objetivo de Deus ao permitir que eu viesse ao mundo? São muitas e muitas perguntas. Não é? Há momentos que nossa vida parece não está em atividade, sem condição de existência. São problemas familiares, financeiros, sentimentais, etc. Incontáveis problemas. Mas, é bom saber que existe ALGUÉM preocupado com a sua situação: JESUS CRISTO, A VIDA. Você precisa de um novo sentido na vida, uma nova condição de viver. SE ENTREGUE A ELE E VERÁS TRANSFORMAÇÃO DE VIDA! A VIDA EM SUA VIDA...
Por Fernando José.