É mister lembrar que o estudo da
escatologia não nos levará a desvendar todos os mistérios, épocas e tempos
estabelecidos por Deus. Deus nos dará compreensão apenas às coisas que nos
foram reveladas...
1. INTRODUÇÃO
Falar de Escatologia é falar da economia divina em relação aos
"fins dos séculos", ao
mesmo tempo em que traz ânimo e esperança para o Seu povo diante da "última
hora". A última hora – antes do Dia do Senhor - em que a Igreja anuncia as
boas novas, até o fim, até o Dia de Deus (porta de entrada para o dia da
vingança de Deus). Em Escatologia abordamos os seguintes assuntos: a Morte, o
Estado intermediário, o Sono da alma, o Purgatório, a Segunda vinda, a
Ressurreição, o Julgamento final.
2. O QUE É ESCATOLOGIA?
A
palavra escatologia é formada de
duas palavras gregas: escato (eschatos = último, fim) e logo (lógos = palavra,
discussão, instrução, ensino, assunto, tema). Portanto escatologia é o estudo
do fim ou o estudo das últimas coisas, ou ainda o estudo dos últimos dias.
Fonte:
Escatologia Reformada http://www.monergismo.com/textos/escatologia_reformada/escatologia_reformada.htm#
ESCATOLOGIA.
Estudo das últimas coisas ou do futuro de modo geral.
ESCATOLOGIA
COLETIVA. Eventos escatológicos envolvendo o universo como um todo ou toda a
raça humana.
ESCATOLOGIA
CONSISTENTE. Visão de Albert Schweitzer e outros segundo a qual as ações e os
ensinamentos de Jesus eram fundamentalmente escatológicos.
ESCATOLOGIA
CÓSMICA. Estudo sobre como as últimas coisas afetam conjuntamente a raça humana
ou a criação.
ESCATOLOGIA
DO ANTIGO TESTAMENTO. Ensinamento do Antigo Testamento sobre as últimas coisas.
ESCATOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO. Ensinamento do
Novo Testamento sobre as últimas coisas.
ESCATOLOGIA
INDIVIDUAL. Estudo dos eventos futuros com respeito aos indivíduos; em
particular, estudo de sua morte, estado intermediário e ressurreição.
ESCATOLOGIA
REALIZADA. Visão de Charles Harold Dodd e outros segundo a qual as passagens
escatológicas da Bíblia não se referem ao futuro, mas a assuntos que ocorreram
e se cumpriram no período bíblico, e especialmente durante a vida e o
ministério de Jesus.
Fonte:
Millard J. Erickson - Dicionário Popular
de Teologia (1. ed. rev. - São Paulo: Mundo Cristão, 2011).
A
escatologia trata das questões do fim, ou o propósito da vida, e as finalidades
do plano de Deus. A questão do futuro da raça humana, da criação, e de cada
pessoa é o seu tema. A escatologia tem um lugar importante na construção de uma
teleologia cristã. Vários assuntos, tais como a ressurreição, vida depois da
morte, céu e inferno, e a volta de Cristo fazem parte desta área de estudo.
Podemos definir a escatologia como o estudo das últimas coisas. O estudo da
escatologia é dividido em duas partes. Primeiro, é o estudo da escatologia
individual ou pessoal, ou seja, o destino eterno dos seres humanos e dos anjos.
Isso inclui a morte, o estado intermediário, a ressurreição, o juízo final e
inferno e céu. Segundo, é a escatologia geral ou cósmica, que inclui a volta de
Cristo, o milênio, e a nova terra e o novo céu.
Fonte:
Teologia Sistemática (Alan Myatt & Franklin Ferreira)
Escatologia,
tradicionalmente, é o estudo das últimas coisas. Por conseguinte, vem lidando
com questões ligadas à consumação da história, à complementação da obra de Deus
no mundo. Em muitos casos, também tem sido a última coisa no estudo da
teologia, o último tópico considerado, o último capítulo nos livros didáticos.
Fonte:
Introdução à Teologia Sistemática (Parte Doze. As Últimas Coisas) - Millard J.
Erickson
3. O ESTUDO DA ESCATOLOGIA
Gutierres Fernandes Siqueira deixa-nos exortações
quanto ao estudo da Escatologia:
1. Não sacralize uma escola escatológica. Embora cada crente tenha o
direito e até o dever de defender sua perspectiva escatológica, é necessário
cuidado com o sectarismo. O excesso de dogmatismo na escatologia é perigoso
justamente porque estamos a tratar sobre o futuro do mundo e, ao mesmo tempo,
estamos a lidar com textos de difícil interpretação- os chamados escritos
apocalípticos. É comum, especialmente no meio assembleiano dispensacionalista,
insinuar que algumas bandeiras amilenistas sejam “heréticas”. Ora, as
diferenças das principais escolas de escatologia protestante não devem ser
tratadas como pontos essenciais da fé cristã, mas como campos onde é possível
cultivar a diversidade e respeitar a diferença.
2. Cuidado com as
versões populares da escatologia.
O dispensacionalismo sofre em demasia com versões populares de sua teologia,
especialmente propagada por pregadores de massa e livros de ficção da série
Deixados Para Trás ou do mais recente filme O Apocalipse estrelado pelo ator
Nicolas Cage (as pessoas esquecem que estão lidando com uma ficção e não um
tratado teológico). É necessário cuidado, pois nem sempre essas versões honram
os estudos mais sérios e cuidadosos de especialistas da escatologia
pré-milenista.
3. Escatologia não é “conhecimento secreto”. Escatologia não é um assunto fácil
ou trivial, mas não pode ser tratado como uma espécie de gnosticismo futurista,
onde apenas alguns iluminados conseguem entender o emaranhado de estratagemas.
Não podemos perder a simplicidade do Credo quando diz que “Cristo voltará”.
Disponível em: http://www.teologiapentecostal.com/2015/12/alguns-cuidados-no-estudo-da-escatologia.html
- Acessado em 28/12/2015.
4. VISÕES ESCATOLÓGICAS (credos e confissões)
O
CREDO NICENO
...
E subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, e de novo há de vir com glória
para julgar os vivos e os mortos, e seu reino não terá fim. (...) e aguardo a
ressurreição dos mortos e da vida do mundo vindouro.
O
CREDO DE ATANÁSIO: Artigos 37-40
37.
Ascendeu ao céu, sentou à direita de Deus Pai onipotente, de onde virá para
julgar os vivos e os mortos.
38.
Em cuja vinda, todo homem ressuscitará com seus corpos, e prestarão conta de
suas obras.
39.
E aqueles que houverem feito o bem irão para a vida eterna; aqueles que
houverem feito o mal, para o fogo eterno.
40. Esta é a fé Universal, a qual a não ser
que um homem creia firmemente nela, não pode ser salvo.
CONFISSÃO
DE FÉ DE WESTMINSTER: XXXII - 3
A
escatologia da CFW (consequentemente a da Igreja, que a adota como parâmetro de
interpretação das Escrituras ) estabelece o princípio de “um dia” para a volta
de Cristo, a ressurreição geral de eleitos e rejeitados, o juízo final, quando
os servos de Deus serão “declarados justos” em Cristo Jesus e introduzidos no
reino do Cordeiro como súditos privilegiados, onde viverão em gozo eterno.
Neste mesmo dia, os injustos humanos e os anjos rebelados, juntamente com o
líder satânico da rebeldia contra Deus e seus comandados, receberão a sentença
de condenação eterna, sendo lançados na Geena para os padecimentos infindos (cf.
Ap 20. 10, 12-15; Mt 25. 41,46 ).
CREDO
DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS: Artigos 11-14.
11) Na Segunda Vinda pré-milenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira – invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda – visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).12) Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).
13) No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).
14) E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).
11) Na Segunda Vinda pré-milenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira – invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda – visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1Ts 4.16. 17; 1Co 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5 e Jd 14).12) Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra (2Co 5.10).
13) No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis (Ap 20.11-15).
14) E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis (Mt 25.46).
TEXTO
COMPLEMENTAR 1
Paulo
diz a Timóteo na segunda carta que a ele escreveu que nos “últimos dias” os
homens seriam sociopatas, cada vez em maior escala de sociopatia... Ora, o que
Paulo chama de o homem do fim é um ser em estado de sociopatia, pois, diz ele:
serão egoístas, arrogantes, avarentos, enfatuados, arrogantes, irreverentes,
implacáveis, desafeiçoados, sem afeição natural, sem domínio de si mesmos, antes
amigos dos prazeres e dos caprichos pessoais do que amigos de Deus e do
próximo; e isto tudo enquanto se manteriam com cara de piedade e religiosos,
embora negassem Deus e Seu poder [...] pelo modo como se comportariam — ou
seja: possuídos de sórdida ganância, fazendo comercio da fé e da boa e simples
vontade dos homens, enquanto seriam extremamente sedutores, ao ponto de fazerem
cativas deles mulheres carentes, e, portanto, vivendo sob o domínio das paixões
da alma em descontrole e pânico de não haver amor na vida... Ora, isto tudo
Paulo diz que aconteceria dentro do grupo chamado igreja; sendo, portanto, uma
advertência aos cristãos, aos discípulos; posto que Paulo tivesse certeza [dada
a ele pelo Espírito Santo] que nos “últimos dias” as coisas seriam assim entre
“os irmanos”... A mim parece que faltam vários sinais a se cumprirem no mundo
antes da volta do Senhor! Todavia, se há um sinal que já não necessita de
maiores cumprimentos é esse que revela o estado sociopata dos cristãos e do que
eles convencionaram continuar a chamar “igreja” [...] — quando a recomendação
de Paulo é simples: “Foge também destes!”...
Caio
Fábio.
TEXTO
COMPLEMENTAR 2
Estamos vivendo os
últimos dias. Esse período de tempo que a Bíblia chama de últimos dias, recebe
ainda outras designações, tais como:
"tempo aceitável... dia da
salvação"(Is.49:8)
"ano aceitável do Senhor"(Is.61:2a)
"dispensação da plenitude dos
tempos"(Ef.1:10)
"dispensação da graça"(Ef.3:2)
"dispensação do mistério"(Ef.3:9)
"tempo da oportunidade", "tempo
sobremodo oportuno", "dia da salvação"(IICo.6:2)
"tempos oportunos" (IITm.2:6)
"tempos devidos" (Tt.1:3)
"hoje" (Hb.3:7,15;4:7,8)
"fins dos séculos" (ICo.10:11)
"última hora" (IJo.2:18).
Disponível
em: http://www.monergismo.com/textos/escatologia_reformada/escatologia_reformada.htm#
- Acessado em 28/12/2015.
Por
Fernando José.
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