VISÃO
CRISTOCÊNTRICA (1): AFLIÇÃO
“Saibamos que, quando as aflições nos entornam, o
Espírito é derramado com consolação em todos os nossos limites.”
(Fernando José)
“... a cruz tudo transforma. Ela dá ... uma nova
coragem para encarar as perplexidades do sofrimento.” (A cruz de Cristo
John Stott)
Aflição (gr. Kakoõ)
Para começar, citemos
alguns exemplos bíblicos relacionados à Aflição:
E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as
mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
E matou à espada Tiago, irmão de João.
E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender
também a Pedro. E eram os dias dos ázimos. E, havendo-o prendido, o encerrou na
prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem,
querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. Atos 12:1-4
Herodes Agripa I entra
no cenário com planos referentes à
igreja - que começaram a ser executados, mas não foram concretizados. Graças a
Deus!. Herodes se manifestou para maltratar, irritar, danificar e ferir os discípulos.
Seu objetivo principal: causar sofrimentos, em especial físico.
E aconteceu que em Icônico entraram juntos na
sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só
de judeus, mas de gregos. Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram,
contra os irmãos, os ânimos dos gentios. Atos 14:1-2
Em Icônio, Paulo e
Barnabé, depois da falação cristocêntrica (com grande resultado: “creu uma
grande multidão tanto de judeus como de gregos”), viram os judeus incrédulos
ativarem a mente dos pagãos (gentios), provocando-os contra os dois
missionários.
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste
tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser
revelada. Romanos 8:18
Não uma aflição apenas
pretérita ou futurista, mas, presente, contínua, existente no cotidiano.
Foram apedrejados... aflitos e maltratados.
Hebreus 11:37
Aflição é:
Agonia
Mágoa
Ansiedade
Preocupação
Infortúnio
Maltrato
Sofrimento
Adversidade
Padecimento
Irritação
Danificação
Ferimento
Uma breve análise de João 16.33
Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no
mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Quatro (4) palavras se
destacam em João 16.33:
- paz
- aflições
(tribulações)
-ânimo
- venci
“para que em mim tenhais paz...”
Através dessa paz em
Jesus:
-Podemos obter
relações harmoniosas entre os homens.
-Temos segurança.
-Ainda que
externamente haja aflição/perseguição, todavia, a alma do cristão poderá ter
isenção de incômodo.
-Temos sensação de
descanso e satisfação.
-Encontramos
reconciliação e quietude.
“... no mundo tereis aflições...”
Ao contrário do que
dizem os nossos pregadores modernistas, veja o que o Senhor deixou registrado,
é como se Ele dissesse:
Vocês viverão
situações difíceis. Viverão sob pressão, em aperto, pressionados com o objetivo
de verem reduzir as vossas forças. Conviverão com coisas que sufocam. Estarão
sobrecarregados. Haverá, frequentemente, aumento dos encargos, sim, obrigações
excessivas. De vez em quando serão atormentados, sofrerão torturas, mágoas.
Sentirá angústias, ansiedades, agonia. Raramente haverá calamidades,
catástrofes. Terão privação daquilo que é necessário. Sofrerá perseguições,
tratamento cruel. Terão, ao vosso redor, coisas que custam a suportar. Haver
perturbação (embaraços, aborrecimentos, abalos).
“... mas tende bom ânimo...”
-Sejam fortes
-Tenham uma boa mente
(prontidão mental)
-Façam o que tem que
fazer com confiança, de forma apaixonada
-Tenham coragem
-Tenham contentamento
na alma
-Não se preocupem
“... eu venci o mundo.”
E só pra complementar:
Eu Sou a Vitória e tenho a vitória. Venci (Apocalipse 5.5) e vencerei
(Apocalipse 17.14). Vencedor senta-se com vencedor (Apocalipse 3.21).
Por Fernando José, em Junho/2012. Revisado em Setembro/2016.
Bibliografia:
Mini Aurélio (Ed. Nova
Fronteira, 2000).
VINE, W.E., Merril F.
Unger e William White Jr. Dicionário Vine: o significado exegético e expositivo
das palavras do Antigo e do Novo Testamento. (CPAD, 2006).
STOTT, John. A cruz de Cristo (The Cross of Christ.) - Editora Vida, 2006.
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