VISÃO CRISTOCÊNTRICA (9): SAL E LUZ
Mateus 5
13 - Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nade mais presta, senão para ser lançar fora e ser pisado pelo homens.
14 - Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15 - nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.
Romanos 12
1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 - E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
I. O CRISTÃO COMO SAL DA TERRA
O SAL QUE, NOS TEMPOS ANTIGOS, JÁ FOI CONSIDERADOCOMO ARTIGO DE LUXO (“OURO BRANCO”), AGE COM A CAPACIDAE DE DESTRUIR OS MICRÓBIOS, TENDO COMO UMA DE FUNÇÕES, DESINFECTAR!
CONSIDERAÇÕES SOBRE O SAL:
* DEVE SER USADO EM QUANTIDADE HARMÔNICA. EM BOA PROPORÇÃO.
*SEU GASTO DEVE SER EM JUSTA MEDIDA.
*DEVE SER APRECIADO COM PRUDÊNCIA.
Os médicos aconselham que devemos reduzir o consumo de sal, para prevenir doenças no coração, principalmente a hipertensão (pressão alta), porém na maioria dos casos de hipertensão, a redução de sal na alimentação apenas ajuda. A elevada ingestão de sal de cozinha faz com que o organismo retenha mais líquido e aumente seu volume, podendo elevar a pressão sanguínea causando a hipertensão que é responsável pelo infarto e a AVC (Acidente Vascular Cerebral), além disso, o excesso de sal pode também prejudicar os rins.
Não é somente diminuir o sal dos alimentos, deve-se também observar que vários alimentos industrializados possuem sal como, por exemplo: pães, queijos, cereais, bolachas, enlatados, etc.
Fonte: http://www.viaki.com/home/saude/sal.php
COMPARANDO COM O DISCÍPULO: AO APRENDIZ É DADO O ESPÍRITO, O MESMO SE MOVE /AGE NO INSTRUÍDO, CONCEDENDO-LHES DONS (1 Co 12.7-11) “PARA O QUE FOR ÚTIL”, E, “O MESMO ESPÍRITO OPERA TODAS ESTAS COISAS”. RESUMINDO: O ESPÍRITO QUE DÁ E OPERA O FAZ COM EQUILÍBRIO, PRUDÊNCIA, MODERAÇÃO, BEM APLICADO. SE ASSIM É, TRANSMITIREMOS AS QUALIDADES SUPRACITADAS.
SIMBOLOGIA DO SAL / VIDA DO DISCÍPULO DE CRISTO:
A. PRESERVAÇÃO – ATRAVÉS DO DISCÍPULO HÁ PREVENÇÃO, HÁ LIVRAMENTO DE ALGUM MAL (Tg 5.20).
B. FIDELIDADE E CONSTÂNCIA – O VERDADEIRO DISCÍPULO É REGULAR, FREQUENTE, PERSISTENTE, TEM FRANQUEZA, SINCERIDADE. É EXATO, FIRME, MERECE CRÉDITO. CUMPRE O PROMETIDO. Ver 1 Co 15.58
C. HOSPITALIDADE (SAL DA AMIZADE) – ACOLHER QUEM PRECISA (Cf. Rm 12.13; Cl 2.14; Hb 13 2; 1 Pe 4.9).
II. O CRISTÃO COMO LUZ DO MUNDO
A LUZ DOS DISCÍPULOS É SENSÍVEL AO OLHO HUMANO, POIS, OS DEMAIS SENTEM, PERCEBEM E APRECIAM...
HÁ UM BRILHO, UMA LUZ VIVA, UM ESPLENDOR DE GLÓRIA O CERCA.
O DISCÍPULO REFLETE, DÁ COR, FAZ SURGIR! TEM UMA VIBRAÇÃO ESPIRITUAL, DIVINA.
SUA LUZ TEM UMA FONTE: DEUS (DE ONDE SAI) Tg 1.17.
OS DISCÍPULOS, SENDO LUZ, TRAZEM:
*** ESCLARECIMENTOS – EXPLICAM A NORMA QUE É TIDA POR VERDADEIRA.
*** COMPREENSÃO – ELES TÊM PERCEPÇÃO. VER 1 Jo 2. 20, 27.
*** INTENSIDADE – ESTÃO EM ATIVIDADE, SE ESFORÇAM, SÃO FORTES...
SENDO ASSIM, OS DISCÍPULOS PRODUZEM RESULTADOS, COM FIRMEZA DE VONTADE!
Por Fernando José
BIBLIOGRAFIA:
Mini Aurélio Século XXI (Ed. Nova Fronteira)
VINE, W.E., Merril F. Unger e William White Jr. Dicionário Vine: o significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. (CPAD, 2006).
http://www.viaki.com/home/saude/sal.php - Acesso em 06/09/2015.
Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário