Epístola de Tiago
A Carta
Epístola escrita entre 45 d.C. e 48 d.C. foi contestada por
parte da Patrística (Eusébio, Tertuliano, Cipriano), aceita por outros no mesmo
contexto (Orígenes e Atanásio). Na Reforma temos Martinho Lutero que tem sua
posição quanto ao escrito:
“Para Martinho Lutero,
este livro foi uma ‘epístola sem valor’ e somente sua autenticação pela igreja
primitiva impediu que alguns o omitissem do cânone” (RICHARDS, Lawrence O.
Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2007 - p.511).
“Martinho Lutero
considerou o livro de Ya’akov como uma ‘epístola
destoante’” (STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento. SP:
Ed. Templus, 2008 - p.798).
A Epístola foi direcionada "...
às doze tribos que andam dispersas" Tiago 1:1, que alguns tem em mente
que se trata da Nação Israelita - que se encontravam espalhados, no exterior
mas, voltavam a Jerusalém periodicamente durantes as Festas, ou, da Igreja de
Cristo, representada por crentes dispersos conforme indica o Livro de Atos:
... Todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. Atos 8:1
E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estevão
caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a
palavra, senão somente aos judeus. Atos 11:19.
O autor
Tiago
Gr. Iakobos
Hb. Ya’akov
Concernente ao autor vejam algumas passagens bíblicas:
Contato com Paulo: E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em
casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali. Atos 21:18 e, E não
vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Gálatas 1:19.
Recado de Pedro: E acenando-lhes ele com a mão para que se
calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto
a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar. Atos 12:17.
Discurso na decisão do Concílio de Jerusalém: E,
havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:
Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um
povo para o seu nome. E com isto concordam as palavras dos profetas; como está
escrito: Depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está
caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. Para que o
restante dos homens busque ao Senhor,e todos os gentios, sobre os quais o meu
nome é invocado,diz o Senhor, que faz todas estas coisas, Conhecidas sào a
Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras. Por isso julgo que não
se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. Mas
escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do
que é sufocado e do sangue. Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada
cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas. Atos 15:13-22
Tiago 2 : Fé e obras
Em Tiago 2 podemos ver que:
O autor fala sobre proveito: fé + obras, mostrando que
quando há nudez é preciso usar meios para aquentar, havendo fome há a necessidade
de fartar. Tiago mostra que é preciso dar com liberalidade “as coisas
necessárias para o corpo” (vv. 14-16), sendo que fé + obras = vida e fé sem obras=
morte/esterilidade (v. 17). Fé é a garantia, a certeza ou convicção! A fé expande-se
como vínculo e relacionamento. Nossa fé em Deus também se expressa na relação
horizontal do Cristianismo, em obras produzidas e realizadas. Fé em Deus e
obras com respeito a essa fé. Fé que produz frutos, não fé dependente de
rituais ou proveniente de obras que salvam! É indispensável o “agir com obras”
daquele que é da fé, de forma a zerar a ignorância quanto às necessidades do
próximo.
Por Fernando José.
Bibliografia:
Bibliografia:
Bíblia Sagrada.
Lições Bíblicas CPAD - 3° Trimestre de 2014: Fé e Obras —
Ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica.
M. Unger /
W. White Jr. / W. E. Vine. Dicionário VINE - 7ª edição (CPAD, Rio de
Janeiro: 2006).
Novo Testamento Interlinear - GREGO-PORTUGUÊS (Sociedade
Bíblica do Brasil, São Paulo: 2004).
Bíblia Online - https://www.bibliaonline.com.br
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo
Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2007.
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento. SP: Ed.
Templus, 2008.
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