quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Resenha: Ciência, Intolerância e Fé






JOHNSON, Phillip E. Ciência, Intolerância e Fé - A cunha da verdade: rompendo os fundamentos do naturalismo. TRADUÇÃO: Elizabeth Gomes – Viçosa, MG: Ultimato, 2004. 216 pp.




Phillip Johnson, utilizando de ilustrações e lógica, já no início da abordagem, explica que o modernismo - que é tido como uma filosofia reinante na cultura hodierna - sustenta que Deus é impessoal. Essa filosofia  afirma que Ele não criou o cosmos e não governa o mesmo pela sua soberana vontade. Para eles, a Criação é considerada como não dirigida por Deus. Essa filosofia tem a preeminência na ciência, nas academias, no direito, no sistema literário e psicológico, no sistema educacional, na mídia, sendo apoiado pelos governos.
Johnson tem por objetivo levar o leitor a uma compreensão mais profunda de aspectos do pensamento filosófico e científico, para que, de forma mais efetiva, possa confrontar o mundo secular com o evangelho. Segundo suas próprias palavras, ele escreve “apenas resumidamente sobre o que está por vir”. No mundo em que vivemos as pessoas perguntam: O que está acontecendo? O que podemos fazer para ajudar? Phillip Johnson esclarece que CIÊNCIA, INTOLERÂNCIA E FÉ aparece no cenário como uma resposta a essas perguntas!
O autor leva o leitor a reconhecer o que aconteceu, obtendo uma compreensão mais profunda acerca dos seres humanos e dos problemas que fundamentam e cercam a condição humana. Através da presente obra, Phillip leva-nos a verificar se estamos testando nossas ideias, acerca de Deus e seu papel ativo na criação, como deveríamos. 
Phillip Traz à tona os debates sobre ciência e evolução, desmistificando a ideia de que “a ciência é a autoridade suprema na sociedade”. Através desse livro o autor concede ao leitor ferramentas para a boa informação acerca do debate atual!
Um trabalho analítico e apologético sobre o darwinismo, a evolução, a criação e o teísmo, é como podemos definir a obra em pauta. O autor coloca em relevo afirmações científicas sem base, levando o leitor a compreender, em parte, sobre os acontecimentos no meio científico e sobre a Ciência. A partir daí o leitor terá elementos suficientes para a crítica inteligente e sem preconceito. Argumentos para debater romper com os fundamentos do secularismo nosso de cada dia que, em sua atitude, se demonstra anticristão.
CIÊNCIA, INTOLERÂNCIA E FÉ leva-nos à reflexão acerca dos cuidados quanto a fé, produzindo resistência em relação aos argumentos acadêmicos e científicos.


Por Fernando José. 




A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Blog O Inconformista.


















Postar um comentário