domingo, 30 de maio de 2010

Advogando Ló


             ADVOGANDO LÓ
                                       por Fernando José

DIANTE DAS ACUSAÇÕES FEITAS AO PERSONAGEM BÍBLICO LÓ PELOS PREGADORES E ESCRITORES DA NOSSA E OUTRAS ÉPOCAS PASSADAS, RESOLVI, AQUI, ADVOGÁ-LO. FALO ACUSAÇÕES PORQUE SEMPRE TEMOS ALGO A FALAR (MAL) DOS PERSONAGENS BÍBLICOS. EXEMPLOS: DEUS USOU MOISÉS PARA ATRAVESSAR O MAR, COM OS ISRAELITAS, A PÉS ENXUTOS (AÍ REFUTAMOS: MAS ELE BATEU NA ROCHA, DESOBEDECENDO A DEUS); SANSÃO FOI UM GRANDE GUERREIRO/JUIZ (ENTÃO COMBATEMOS: MAS ELE DEMONSTROU FRAQUEZAS, E UMA DELAS FOI SER SEDUZIDO POR DALILA, CONTANDO-LHE O SEGREDO). DAVI FOI UM GRANDE REI “FERINDO SEUS DEZ MILHARES” (OUTRA REFUTAÇÃO: MAS ELE MATOU URIAS E FICOU COM SUA MULHER). SALOMÃO FOI UM HOMEM SÁBIO (“MAS” SE MISTUROU COM MULHERES ESTRANGEIRAS QUE ADORAVAM DIVERSOS DEUSES, DESSA FORMA SE CORROMPEU). VEMOS NESTES PEQUENOS EXEMPLOS, QUE QUANDO FALO ACERCA DOS “HOMENS BÍBLICOS”, EM SEUS ATOS HERÓICOS E VIRTUDES, TÊM TAMBÉM (SEMPRE) QUE RELATAR SUAS FALHAS, QUERENDO MOSTRAR COM ISSO QUE “SÓ JESUS É PERFEITO” E ETC. E TAL. MAS DEVEMOS OBSERVAR QUE TODOS ESSES PERSONAGENS COMPÕEM A ESTRADA PELA QUAL CRISTO APARECE (VER GENEALOGIA DE JESUS CRISTO EM MATEUS 1.1-17 E LUCAS 3.23-38). JESUS CRISTO É PERFEITO E ESTÁ ACIMA DE TODOS ELES, MAS UM COMPLETA O OUTRO E JAMAIS, EM LUGAR ALGUM DA BÍBLIA, ELE FALOU DE FORMA ACUSADORA ACERCA DOS PERSONAGENS BÍBLICOS. QUAL SERIA A SUA DEFINIÇÃO ACERCA DA MULHER DE LÓ? VEJA O CONCEITO DO MESTRE (LUCAS 17.32), A ORDEM É “NÃO SE ESQUEÇA O QUE ELA FEZ E QUAL FOI O RESULTADO”. NESTA PASSAGEM, AS ADVERTÊNCIAS DO CRISTO, SEM ACUSAÇÕES, SERVEM PARA NOS ORIENTAR (E MUITO!).


A NOSSA CONCEPÇÃO ACERCA DA VIDA DE LÓ É BASTANTE MESQUINHA, POIS AFIRMAMOS SEMPRE, EM NOSSOS RELATOS E PREGAÇÕES, QUE ELE ERA UM TROPEÇO NA VIDA DE ABRAÃO, QUE ERA UM “CARNUDO”, QUE TINHA OS OLHOS VOLTADOS PARA AS COISAS TERRENAS, “BRIGADOR”, ETC. DIANTE DESTAS “TESES”, VAMOS ADVOGÁ-LO:
1   DA DESCENDÊNCIA DE SEM NASCE TERÁ (OU TERA), DE TERA SURGEM ABRAÃO, NAOR E TERA; HARÃ GEROU LÓ. MAS A QUESTÃO É: HARÃMORRE, LOGO, QUEM SE RESPONSABILIZAPOR TERÁ (QUE AINDA ESTAVA VIVO) E ABRAÃO.  TERA JÁ ERA DE TENRA IDADE, E AÍ? QUEM “DESCASCA O PEPINO”? ABRAÃO, LÓGICO. VER GÊNESIS 11.25-28, 31,32. ENTÃO VEMOS QUE ESTÁ POSTA UMA RESPONSABILIDADE “NAS MÃOS DE ABRAÃO”, DESSA MANEIRA, LÓ NÃO ERA UM ESTORVO (COMO ALGUNS DIZEM) NA VIDA DE ABRAÃO E SIM ALGUÉM QUE PRECISAVA DE CUIDADOS PATERNOS. ABRAÃO DE FORMA ALGUMA PODERIA NEGAR ISSO, POIS, COMO DIZ O NOVO TESTAMENTO: 1 TIMÓTEO 5.8.


QUEM CONTENDEU NÃO FOI ABRAÃO E LÓ, E SIM, SEUS PASTORES(GÊNESIS 13.7). FOI ESTABELECIDA UMA “SEPARAÇÃO AMIGÁVEL”. OBSERVE AS PALAVRAS DO PATRIARCA: “... PORQUE IRMÃOS SOMOS.”(13.8).  


3 TANTO ABRAÃO COMO LÓ ERAM MUITO RICOS. ABRAÃO “EM GADO, EM PRATA E EM OURO”, LÓ “TINHA REBANHOS, E VACAS E TENDAS.”. SENDO ASSIM, QUANDO LÓ “ESCOLHEU PARA SI TODA A CAMPINA DO JORDÃO” TORNOU-SE PRÓSPERO DE FORMA QUE “ARMOU SUAS TENDAS ATÉ SODOMA”. ESSA AFIRMAÇÃO BÍBLICA VAI DE ENCONTRO AO QUE PREGAMOS QUE ‘LÓ FOI MORAR EM SODOMA (E GOMORRA)’. A LÓGICA É: LÓ PROSPEROU A PONTO DE SUAS POSSESSÕES SE DESLOCAREM “DA CAMPINA” E IR “ATÉ SODOMA”, CIDADE PERVERTIDA. 


4     NÃO SE VÊ GANÂNCIA NO MOMENTO EM QUE LÓ “VIU TODA A CAMPINA DO JORDÃO, QUE ERA TODA BEM REGADA... E ERA COMO O JARDIM DO SENHOR”. SE VOCÊ ESTÁ PARA ESCOLHER UM ENTRE DOIS AUTOMÓVEIS, QUAL ESCOLHERIA? UM FUSCA 79 (CONSERVADO) OU UM CARRO ATUAL “DO ANO” (ZERO KM)? E PORQUE LÓ DEVERIA ESCOLHER O PASTO SECO, JÁ QUE ELE ‘TINHA REBANHOS E VACAS’? VOCÊ, NO LUGAR DELE, NÃO FARIA A MESMA ESCOLHA? LOGO, ESSA ESCOLHA NOS TORNARIA, “TAMBÉM”, CARNUDOS E PREOCUPADOS COM AS COISAS TERRENAS. ABRAÃO NÃO SE PREOCUPAVA COM O LUGAR EM QUE FICARIA (À DIREITA OU À ESQUERDA) PORQUE “TODA ESTA TERRA QUE VÊS TE HEI DE DAR A TI E À TUA SEMENTE PARA SEMPRE” (GÊNESIS 13.15).


 5       LÓ NÃO  ESTAVA MISTURADO COM OS MORADORES DE SODOMA QUE “ERAM MAUS... E GRANDES PECADORES CONTRA O SENHOR.” VEJA O RELATO DOS PRÓPRIOS MORADORES: “COMO ESTRANGEIRO, ESTE INDIVÍDUO VEIO HABITAR AQUI E QUERERIA SER JUIZ EM TUDO?” (GÊNESIS 19.9). DÁ PARA EXTRAIR ALGO NESTA PERGUNTA: JUIZ EM TUDO. LÓ JÁ TINHA “JULGADO” OUTRAS AÇÕES MÁS DAQUELES MORADORES. OBSERVE AS PALAVRAS DO APÓSTOLO PEDRO (2 PE 2.6-8):
* “O JUSTO LÓ”.
* “ENFADADO DA VIDA DISSOLUTA DOS HOMENS ABOMINÁVEIS”.
* “JUSTO, HABITANDO ENTRE ELES, AFLIGIA TODOS OS DIAS A SUA ALMA JUSTA”.
* “VIA E OUVIA SOBRE AS SUAS OBRAS INJUSTAS”.
     

6   AMPLIANDO AINDA A NOSSA VISÃO ACERCA DA “VERDADEIRA VIDA DE LÓ” VEMOS AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:                                                                 




#REVERENTE- 19.1
# HOSPITALEIRO- 19.2,3
# INTERCESSOR- 19.7
# CONSELHEIRO- 19.14
# OBEDIENTE- 19.26


EM RESUMO, LÓ FOI O JUSTO, QUE ESCAPOU DA DESTRUIÇÃO DA CIDADE INJUSTA.
Postar um comentário