terça-feira, 23 de julho de 2013

"GUARDAR" OU "NÃO GUARDAR" O SÁBADO? EIS A QUESTÃO!




por Fernando José.

“Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” (Êxodo 20:9-11). 

VEMOS O SEGUINTE NA CARTA DE PAULO AOS GÁLATAS: "Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador." (Gálatas 3:19­). 

O DESCENDENTE VEIO: "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei..." (Gálatas 4:4). E VINDO, “aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homem, fazendo a paz.”. 

OREDANÇAS AQUI TEM A VER COM RITUAIS, LITURGIGA VETEROTESTAMENTÁRIA... SACRIFÍCIOS DE ANIMAIS NOS CULTOS ETC. ESSA PARTE RITUAL CRISTO CUMPRIU: “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez." Hebreus 10:10. E, “Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção." Hebreus 9:12. AS REFERÊNCIAS FALAM DE UMA VEZ, I.E, CRISTO CUMPRIU DE UMA SÓ VEZ O RITUALISMO DO A.T. (E O SÁBADO FAZ PARTE DESSE RITUALISMO: “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados," Colossenses 2:16). 

A LEI CERIMONIAL FOI DADA AOS JUDEUS: "Disse mais o Senhor a Moisés: Tu, pois, falarás aos filhos de Israel, e lhes dirás: Certamente guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque é santo para vós outros: aquele que o profanar, morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá. Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações. Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou e tomou alento. E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." 

AOS GENTIOS CABEM ADAPTAR SEUS CÓDIGOS CIVIS DE ACORDO COM A PARTE CIVIL DA LEI MOSAICA, E SEGUIR EM LIGAÇÃO COM A PARTE MORAL DA MESMA. 

FICAM 2 (DUAS) CONSIDERACÕES: 

1) “Por isso julgo que não se devem perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus." Atos 15:19. NÃO OS PERTUBEM COM TANTO BESTEIRÓIS. 

2) E, SE ALGUÉM QUISER GUARDAR O SÁBADO, DEIXE-O, NÃO SEJA “SABÁTICOFÓBICO”. VEJA O QUE PAULO DIZ: “Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para firmá-lo. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." (Romanos 14:2-8). 

P.S.: QUEM GUARDA O SÁBADO, NO MOMENTO ATUAL, TENHA EM MENTE QUE: 
*O SEU SALVADOR NÃO É O SÁBADO. 
*SE TEU IRMÃO NÃO GUARDA O SÁBADO, FAZER O QUE? O PAI DELE ADMITI-O ASSIM, DEIXE DE BESTEIRA! 
*COM SÁBADO OU SEM SÁBADO, JESUS CRISTO É O SENHOR. 
*DEIXE DE DENOMINACIONALISMO E VIVA O VERDADEIRO CRISTIANISMO.




Um comentário:

Georges disse...

As explicações são perfeitas. Só gostaria de extrapolar um pouco e dizer que, assim como em relação ao sábado, que pertencia à lei mosaica, também a prática do dízimo está no contexto judaico do Velho Testamento. Hebreus 8:13 diz que a lei antiga caducou, e foi substituída. Portanto, erra igualmente quem adota o dízimo como prática para a Igreja neo testamentária. II CO 9:13 ensina que a contribuição não mais segue percentuais, e sim o que o Senhor colocar no coração do ofertante.
Abraços, Obrigado,
Georges
(http://doa-a-quem-doer.blogspot.com.br)