quarta-feira, 3 de julho de 2013

Lição 1 - Paulo e a Igreja em Filipos (Auxílio - Jovens e Adultos, 3º Trimestre de 2013/CPAD - por Fernando José)




A carta do Apóstolo Paulo aos Filipenses é considerada como uma “carta de amor” onde o escritor, de forma pessoal, fala da sua alegria e gratidão com os destinatários; aproveitando a oportunidade fez uma abordagem sobre: assuntos teológicos, a segurança dos fiéis, a gratidão, entre outros. Aos Filipenses: uma carta do apóstolo Paulo (juntamente com Timóteo) à comunidade cristã primitiva de Filipos, com lições dirigidas aos santos (vivos, em Cristo Jesus), aos bispos (que geriam acerca das necessidades espirituais) e aos diáconos (responsáveis pelo serviço); escrita para os personagens de sua época (Filipenses 1.1) e que serve de instrução/aviso para os nossos dias.



O Rev. Hernandes Dias Lopes, em seu livro Filipenses: a alegria triunfante no meio das provas expôs sobre a carta do Apóstolo Paulo e destaca Filipos como a porta de entrada do Evangelho na Europa:
“A entrada de Paulo na Europa, por orientação divina, foi um divisor de águas na história do mundo. Foi uma decisão insondável e soberana de Deus de direcionar a obra missionária para o Ocidente, e não para o Oriente. A história das civilizações ocidentais foi decisivamente influenciada por essa escolha divina. (...) Paulo entrou na Europa por expressa orientação divina. Foi Deus quem abriu as portas da Europa para o evangelho. Essa igreja nasceu no coração de Deus antes de nascer da estratégia missionária de Paulo.”



Em Atos 16. 9-40 podemos ver o início da igreja em Filipos. Constatamos 3 (três) conversões:

*Lídia – asiática, empresária, religiosa e piedosa.
*a jovem possessa – grega, escrava, mística, explorada pelos seus senhores e pelos demônios.
*o carcereiro – romano, funcionário público, de classe média, religioso estatal (tinha César como Senhor).



Anos depois da fundação da igreja em Filipos, Paulo escreve a carta que fala sobre:

Alegria/gozo/regozijo

Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, Filipenses 1:4
Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Filipenses 1:18
E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé, Filipenses 1:25
Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Filipenses 2:2
E, ainda que seja oferecido por libação sobre o sacrifício e serviço da vossa fé, folgo e me regozijo com todos vós. Filipenses 2:17
E vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isto mesmo. Filipenses 2:18
Por isso vo-lo enviei mais depressa, para que, vendo-o outra vez, vos regozijeis, e eu tenha menos tristeza. Filipenses 2:28
Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor. Não me aborreço de escrever-vos as mesmas coisas, e é segurança para vós. Filipenses 3:1
Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados. Filipenses 4:1
Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Filipenses 4:4
Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Filipenses 4:10

Unidade cristã

E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Filipenses 1:9
Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. Filipenses 1:27
Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo; e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Filipenses 3:15-16
Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Filipenses 4:2-3

Cristo

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:6-11

 A vinda de Cristo

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Filipenses 1:6
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Filipenses 1:10
Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. Filipenses 2:16
Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Filipenses 3:20-21
Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Filipenses 4:5

O remetente

Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Filipenses 3:5-6

A segurança dos fiéis (problemas internos e externos)

E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor. Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Filipenses 1:14-17
E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus. Filipenses 1:28
Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão; Filipenses 3:2
Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Filipenses 3:18-19

Gratidão

Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas, Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora. Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho. Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo. Filipenses 1:3-8

Petição

E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. Filipenses 1:9-11

Por Fernando José


Referências:
Filipenses: a alegria triunfante no meio das provas - Hernandes Dias Lopes (Hagnos, 2007).
Comentário do Novo Testamento – Pr. Virgilio Zaballos.
Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento – Lawrence O. Richards (CPAD, 2008).


Nenhum comentário: