sexta-feira, 4 de abril de 2014

LIÇÃO 1: E deu dons aos homens (Auxílio - Jovens e Adultos, CPAD, 2º Trimestre de 2014 - por Fernando José)




“Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles” (Salmos 68:18).

“Tu subiste ao firmamento, ó profeta Moisés, levaste cativo o cativeiro, ensinaste as palavras da Lei, deste dons aos filhos dos homens” (Targum – paráfrase aramaica do texto original em hebraico).

As epístolas do Apóstolo Paulo, ou a Teologia Paulina, dá uma ênfase extraordinária aos dons (charismata, diakonia e energemata), ou melhor, às ‘Coisas do Espírito’!

EFÉSIOS 4:
Vv. 3-6 – os crentes procuram ser um, vivendo em harmonia. De acordo com a Versão Católica: "Mantenham entre vocês laços de paz..." (v.3)
V. 12 – os dons visam o aperfeiçoamento e edificação, não invidualista, e sim do corpo, do coletivo.
V. 13 – os dons visam chegar a algum lugar:
- unidade da fé,
- conhecimento do Filho de Deus,
- homem perfeito,
- medida da estatura perfeita de Cristo.
V. 14 – os dons visam levar-nos para longe do engano, para não sermos:
- meninos inconstantes (mudança de comportamento, sentimento, opinião ou ideia),
- levados em roda (seria viver em ciclo vicioso? Ciranda cirandinha vamos todos cirandar...),
- enganados.
V. 15 – os dons nos ajudam a seguir a verdade e crescer em tudo.

Uns para Apóstolos
Em harmonia com o Novo Testamento, contamos 12 apóstolos. Apesar da restrição de Pedro, em Atos 1.22, momento em que o ‘inoperante’ Matias é nomeado a testemunha (apóstolo), depois de algum tempo, Paulo é estabelecido, de forma divina, ao mesmo posto, que ele se considerava indigno e pequeno de ocupar. Barnabé foi considerado como Apóstolo (Atos 14.4, 14). Em Romanos 16.7, Andrônico e Júnias são apóstolos que se distinguem entre outros apóstolos ou companheiros cristãos, sem essa nomenclatura, que se destacam entre os apóstolos? Haveria mais apóstolo no anonimatos? Ver 2 Co 8.23. E nos dias atuais, há espaço para o apostolado? O ser chamado a apóstolo resume-se aos 12? A não aceitação da cristandade hodierna está relacionada com a não autorização e desacordo bíblico ao apostolado atual? Seria muita arrogância considerar-se apóstolo no período pós-neotestamentário? No presente, poderíamos ter apóstolos desde que se encaixem nos padrões requeridos – parece-me que os estabelecidos por Pedro não valem aqui!

O apóstolo é um enviado.

Que tipo de enviados da parte de Deus, nós somos? ‘Enviado’ na prática ou como um nome de quem vive, mas está morto? Enviados que criticam os guetos ou estão inseridos neles, pregando, agindo, ensinando...? Se eu não vou, por que vou de encontro às estratégias hodiernas que são utilizadas para pregar o Evangelho? Nessa viagem nossa de cada dia os enviados tem sido dinâmicos? Têm trazido grãos (alimento) para as vidas famintas? Que tipo de alimento os enviados têm administrado e distribuído com os demais? E quanto à água para o sedento? De que forma está o poço dos enviados? E o recipiente que tira água do poço? Que tipo de enviados nós somos? Transformados? Reformados? Transtornados? Deformados?


O apóstolo é um missionário que está a serviço daquele que o enviou!

Outros, Profetas
São estes os pregadores eclesiásticos que trazem a mensagem de Deus e o seu propósito concernente ao futuro:
- exortam - “Judas e Silas, que eram também profetas, dirigiam aos irmãos muitas palavras de exortação e de animação”. Atos dos Apóstolos 15:32.
- dizem as palavras do Espírito Santo – “Já estávamos aí fazia alguns dias, quando chegou da Judéia um profeta, chamado Ágabo. Veio ter conosco, tomou o cinto de Paulo e, amarrando-se com ele pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: assim os judeus em Jerusalém ligarão o homem a quem pertence este cinto e o entregarão às mãos dos pagãos.” Atos dos Apóstolos 21:10-11. Observe que a didática usada é parecida com a dos profetas do Antigo Pacto.
- segundo as epístolas paulinas, o profeta vem depois do apóstolo (Efésios 4.11 e 1 Coríntios 12.28,29). É necessário e de bom senso o profeta reconhecer o seu lugar estabelecido pelo Espírito.
Tem alguma placa, em algum lugar terrestre ou extraterrestre, ou um marco estabelecido quanto ao tempo de existência dos profetas semelhantes a 1 Coríntios 14.29-32? Cessou esse agir? Cessou-se, que base tem para afirmar tal coisa? O cessacionismo é veridicamente bíblico ou é um intelectualismo desenfreado que abafa as coisas espirituais? Os que creem na atualidade dos dons estão preparados na inteligência, no psíquico e no embasamento bíblico?

Outros, Evangelistas
“Os missionários são ‘evangelistas’ por serem essencialmente pregadores do Evangelho” (VINE).
Evangelistas são:
- mensageiros,
- proclamadores,
- anunciadores,
- pregadores,
- apregoadores.
Os Evangelistas seriam ‘os garotos-propaganda’ que trazem as boas novas relativas ao Filho de Deus?
No evangelho hodierno fica complicado definir essa função – essencialmente no pentecostalismo e no neo pentecostalismo. Há uma suposta mescla quanto ao pregador, evangelista, conferencista, missionário, etc. Originalmente falando, o evangelista, no contexto bíblico, engloba todo o supracitado: ele é o pregador do Evangelho que tem na essência ser missionário. Quanto ao conferencista, considero como fruto da mentalidade gospel do momento atual. Não quero aqui deixar de reconhecer os conferencistas, mas, ir de encontro aos 'conferencistas' que não sabem o que significa a palavra ‘conferência’. Também não sabem ministrar uma palestra e ainda pensam que fazer conferência é pregar de todo e qualquer jeito pelas igrejas do Brasil afora!

Outros, Pastores
O pastor traz o alimento – primordialmente bíblico e espiritual. Provê comida para o rebanho, que são os seguidores de Cristo! Os discípulos de Cristo serão atendidos, de forma graciosa, pelos pastores. Ao pastor age como um atendente, um apascentador... Ao pastor cabe guardar os domésticos na fé, nutrindo-os, tendo cuidado deles (1 Pedro 5.2).

E Mestres
- professor,
- o que leva o discípulo ao aprendizado,
- aquele que ensina a alguém,
- doutor entre as igrejas, conduzindo-as no caminho,
- o mestre é o professor que traz a Lei, a Doutrina e guia na instrução.


ROMANOS 12:
Segundo a graça que nos é dada e como convém podemos:
Ministrar (diakonia) – segundo o VINE “tem a ver com serviço e não com função eclesiástica”.
Ensinar (didaskõ) – dar instrução. Transmitir conhecimentos. Doutrina. Educação. Apontamento. Semelhante ao Mestre de Efésios 4.
Exortar (paraklesis) – de forma divina e segundo a graça dada, anima, advoga, consola, convence, aconselha, persuade.
Repartir – ter a capacidade doação (de recursos), dividir em partes, distribuir.
Presidir – com zelo, lidera, organiza,coordena, supervisiona, planeja. Traz uma gestão prática e necessária objetivando trazer o bom funcionamento.
Misericórdia – pela graça, compadecer-se da miséria alheia, sentir compaixão diante da infelicidade do outro.

1 CORÍNTIOS 12:
Vv.7,11 - o Espírito – supervisor das atividades, variedades e atuações – é o mesmo que com soberania compartilha com cada um que faz parte do Corpo, conforme sua escolha. A fonte dos dons cuida da logística dos mesmos com o intuito de ver o bem comum – diferente do que pensamos. Para alguns os ‘dons’ são para promoverem destaque em meio aos demais. Ledo engano!

Palavra da sabedoria – sabedoria sobrenatural para resolver problemas.
Palavra do conhecimento – conhecimento sobrenatural para compreender situações.
– além da fé normal para milagres, alguns chegam m até a falar em “fé dos mártires”.
Dons de Curar e Milagres – colocados em par por se tratarem d realizações que dispensam o uso comum das condições naturais.
Profecia – falar em nome de Deus como os profetas do período veterotestamentário? O Profeta fala em nome de Deus sem tomar o lugar das Escrituras!
Discernimento – avaliar, de maneira sobrenatural, conhecendo distintamente a origem/fonte do espírito atuante: divina, demoníaca ou humana. Em resumo, é uma capacidade sobrenatural que não deixa sermos levados pelo engano.
Línguas – falar em línguas desconhecidas no âmbito espiritual recebendo-as por dom ou por milagre, falando publicamente ou individual.
 Interpretação de línguas - entendimento e/ou explicação, de forma sobrenatural, acerca das palavras de outrem que fala em desconhecidas línguas. Temos aqui a seguinte fórmula: LÍNGUA + INTERPRETAÇÃO = PROFECIA.

Para finalizar...
Ao final dos excertos de cada missiva (Romanos 12, 1 Coríntios 12 e Efésios 4), o apóstolo Paulo esclarece sobre o maior elemento:

Romanos 12:9-10
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

1 Coríntios 12:31; 13:1-13
Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Efésios 4:15-16
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.


Por Fernando José.


Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais


Bibliografia:
Bíblia Sagrada – ARC
Bíblia Sagrada - ACF
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral , 89ª impressão (Paulus, São Paulo: 2013).
Lições Bíblicas CPAD - 2° Trimestre de 2014: Dons Espirituais e Ministeriais - Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário.
M. Unger / W. White Jr. / W. E. Vine. Dicionário VINE - Editora Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 7ª edição (CPAD, Rio de Janeiro: 2006).
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento (CPAD, Rio de Janeiro: 2008).
Novo Testamento Interlinear - GREGO-PORTUGUÊS (Sociedade Bíblica do Brasil, São Paulo: 2004).
STERN, David H. Comentário Judaico do Novo Testamento (Templus, São Paulo: 2008).
CHAGAS, José Roberto O. Curso de Capacitação Teológica. 2ª edição revisada e atual (Ed. Kenosis, Campo Grande: 2012)
Estudantes da Bíblia. Disponível em http://www.estudantesdabiblia.com.br/ . Acessado em 04/04/2014.
Bíblia Online. Disponível em http://www.bibliaonline.com.br/. Acessado em 04/04/2014.
O Inconformista. Disponível em http://oinconformista10.blogspot.com.br/ Acessado em 04/04/2014.





Postar um comentário