sexta-feira, 11 de abril de 2014

TEOLOGIA DA PROSPERIDADE, POLÍTICA, CONVICÇÕES RELIGIOSAS E ALGO MAIS...







DE TODOS OS MALES, CREIO QUE O DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE AINDA É UM DOS MENORES (DEIXO EVIDENTE QUE NÃO DOU UM CURTIR PARA ESSA 'TIOLOGIA'). VEJAMOS, PROVAVELMENTE A SUA IGREJA NÃO DÁ MUITA ÊNFASE A ESSE ENSINO, PORÉM OS PROBLEMAS CONTINUAM: APATIA ESPIRITUAL, FALTA DE DESEJO PELAS ESCRITURAS, RANHETAS ENTRE IRMÃOS, DESINTERESSE PELA ORAÇÃO, LÍNGUA GRANDE, NEPOTISMO GOSPEL, "GENTE DESCONCERTADA", SENSUALIDADE, QUEBRA DA CLT (NO QUE DIZ RESPEITO AOS CRENTES EMPREENDEDORES, COMERCIANTES ETC.), AVAREZA, GLUTONARIA E BEBEDICE, ETC. 
A PERDA DE VALORES NÃO SE REFERE APENAS A UMA 'TEOLOGIA' QUALQUER QUE APARECE AQUI E ALI. VALORES SÃO VALORES: COMPRAR E PAGAR (COMO ANTES, QUE O CRENTE NÃO PRECISAVA DE FIADOR, SER CRENTE JÁ ERA UM REFERENCIAL), FALAR E CUMPRIR, DAR IMPORTÂNCIA À FAMÍLIA, CHEGAR AO PONTO DE ATÉ MORRER PELO QUE CRÊ... OS REFORMADOS E HISTÓRICOS ACHAM QUE A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE JUNTAMENTE COM OS PENTECOSTAIS E NEO PENTECOSTAIS COM SUAS PRÁTICAS CÚLTICAS É QUE SÃO O VULGO EM MEIO AO EVANGELHO ATUAL - TEM MUITO MAIS QUE ISSO. SE OS GRUPOS EMERGENTES ESTÃO TOMANDO ESPAÇO, É PORQUE OS "SINCEROS" ESTÃO DESACORDADOS, APÁTICOS, APLICADOS A LETRA E NÃO NA ESSÊNCIA DA LETRA; O APARENTE INTELECTUALISMO BÍBLICO E TEOLÓGICO NÃO É MAIOR QUE A FÉ DO POVÃO, O PROBLEMA É QUE ESSA FÉ ESTÁ SENDO MAL DIRECIONADA E OS SUPOSTOS BIBLICISTAS PERDERAM SUA AUTORIDADE, PORQUE ENTRE OUTRAS COISAS PERDERAM SUA FÉ, NÃO VIVENDO UMA VIDA DEVOCIONAL, POIS VIVEM NA APARÊNCIA INTELECTUAL. 
PERDER OS VALORES É PERDER A FLEXIBILIDADE, NÃO TER TEMPO PARA ENTENDER OS DEMAIS, ACHAR QUE É O BAM-BAM-BAM DO CRISTIANISMO. NENHUMA DENOMINAÇÃO FICA ISENTA DO SUPOSTO DÉFICIT DE VALORES, CRISTO NÃO SEPAROU UM GRUPO TRADICIONAL, OUTRO HISTÓRICO E OUTRO PENTECOSTAL, CRISTO SEPAROU UM POVO: A IGREJA. SE EXISTEM OUTROS GRUPOS É PELA DUREZA DO CORAÇÃO DO HOMEM. EM SÍNTESE, NÃO HÁ MELHOR OU PIOR, EXISTEM OS MANIPULADOS E OS OMISSOS, OS QUE SE DEIXAM LEVAR POR VÁRIAS DOUTRINAS E OS QUE NÃO FAZEM NADA. 
QUANTO A ESSA MISTURA DE IGREJA COM POLITICAGEM E POLITICALHA, SEMPRE DEU EM MERDA E SEMPRE DARÁ. A POLÍTICA ESTÁ AFILIADA POR NATUREZA À FILOSOFIA E À ÉTICA. FILOSOFIA PARA PENSAR, AMAR A SABEDORIA; ÉTICA PARA SABER SE COMPORTAR, TER DECORO... EM ANO ELEITORAL, COMO JÁ SE SABE, É O PERÍODO EM QUE AS "IGREJAS" ENDOIDAM: COMPRA DE VOTOS, LAVAGEM DE DINHEIRO, CORRUPÇÃO, CURRAL ELEITORAL, VOTO DE CABRESTO E OUTRAS COISAS MAIS; CONTRÁRIO AO FILME QUE ASSISTI, ESSES TAIS VIRARAM OS 'SANTOS NÃO JUSTICEIROS'. CRENTES POLÍTICOS ATÉ É ACEITO, CRENTE NA POLITICALHA E NA POLITICAGEM JAMAIS! DESSE GRUPO DE CRENTES POLÍTICOS EXCLUO OS PASTORES (QUE SEGUNDO ELES FORAM SEPARADOS PARA OBRA, E, SE FOI, NÃO PODEM VOLTAR ATRÁS). MAIS UMA POLÊMICA: NA MAIORIA DAS VEZES NÃO SÃO OS CRENTES 'NORMAIS' QUE GANHAM NA POLÍTICA, SE ELEGENDO; QUEM SE CANDIDATA, DE FORMA ESMAGADORA, SÃO OS CANTORES DE PESO OU PASTORES EMINENTES, I.E., OS QUE "DEUS ESCOLHE" E OS QUE TEM MAIORES PODERES DE PERSUASÃO E INDUÇÃO... 
É O QUE EU TENHO A DIZER! 
ALGUÉM DISCORDA?


Por Fernando José.






Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais





Postar um comentário