segunda-feira, 24 de outubro de 2016

#VC8 - ALTRUÍSMO E COMPROMISSO





VISÃO CRISTOCÊNTRICA (8): ALTRUÍSMO E COMPROMISSO.



1. ALTRUÍSMO

ALTRUÍSMO É O AMOR DISPOSTO A APOIAR E AJUDAR.
ESTAR DISPOSTO É COLOCAR-SE NO POSTO EXATO, ESTAR NO LUGAR CORRETO, BEM SITUADO, PARA QUE, QUANDO A VOZ FOR DIRECIONADA, POSSA SER OUVIDA/CUMPRIDA... SE, AO SER ECOADA A VOZ, NÃO NOS ENCONTRARMOS NO LUGAR, A RESPOSTA SERÁ: “ESPERE AÍ!”. DE OUTRA FORMA HAVERÁ CORRESPONDÊNCIA: “EIS-ME AQUI!”. 



2. COMPROMISSO

COMPROMISSO DE CRIAR MEIOS PARA AUXILIAR, ALIVIAR A CARGA DOS DEMAIS: 

Evangelizar é difundir as boas novas de que Jesus Cristo morreu por nossos pecados e ressuscitou segundo as Escrituras, e de que, como Senhor e Rei, ele agora oferece o perdão dos pecados e o dom libertador do Espírito a todos os que se arrependem e creem. (...) Os resultados da evangelização incluem a obediência a Cristo, o ingresso em sua igreja e um serviço responsável no mundo. (PACTO DE LAUSANNE, ARTIGO 4°). 

O alvo deve ser o de conseguir por todos os meios possíveis e no menor espaço de tempo, que toda pessoa tenha a oportunidade de ouvir, de compreender e de receber as boas novas. Não podemos esperar atingir esse alvo sem sacrifício. Todos nós estamos chocados com a pobreza de milhões de pessoas, e conturbados pelas injustiças que a provocam. Aqueles dentre nós que vivem em meio à opulência aceitam como obrigação sua desenvolver um estilo de vida simples a fim de contribuir mais generosamente tanto para aliviar os necessitados como para a evangelização deles. (PACTO DE LAUSANNE, ARTIGO 9°). 

COMPROMISSO É AGIR COM DILIGÊNCIA, ESFORÇANDO-NOS PARA SEGUIR A CAMINHADA, DE FORMA SEMELHANTE A QUEM DEU O MAIOR EXEMPLO (QUE DEVE SER IMITADO) JOÃO 13.15.



PARA CONCLUIRMOS, DEIXO ABAIXO UM TRECHO DO LIVRO MESTRE DOS MESTRES DE AUGUSTO CURY, QUE FALA SOBRE ESSE EXEMPLO MAIOR: 

ÀQUELA ALTURA, CRISTO ERA PROFUNDAMENTE EXALTADO E ADMIRADO PELOS DISCÍPULOS. TODA PESSOA SUPER ADMIRADA FICA MUITO DISTANTE DAQUELES QUE A EXALTAM. ELE TINHA GRANDE POPULARIDADE, AS MULTIDÕES O SEGUIAM ATÔNITAS. OS DISCÍPULOS, POR SUA VEZ, ESTAVAM EXTASIADOS POR SEGUIR UM HOMEM TÃO PODEROSO, A QUEM CONFERIAM NADA MENOS QUE O STATUS SE DEUS. OS IMPERADORES ROMANOS QUERIAM DESESPERADAMENTE UM POUCO DESSE STATUS E, PARA TANTO, USAVAM A VIOLÊNCIA. CRISTO ADQUIRIU ESSE STATUS ESPONTANEAMENTE. SEUS DISCÍPULOS O CONSIDERAVAM TÃO GRANDE QUE PARA ELES CRISTO ESTAVA NOS “CÉUS” E ELES ESTAVAM AQUI NA TERRA COMO SIMPLES APRENDIZES, SERVOS. 
DIANTE DISSO, CHEGOU O MOMENTO DE ESSE MESTRE INTRIGANTE DAR-LHES UMA LIÇÃO INESQUECÍVEL. QUANDO TODOS O COLOCAVAM NAS ALTURAS, INATINGÍVEL, ELE SUBITAMENTE SE INCLINOU EM SILÊNCIO, CHEGANDO AO NÍVEL DOS PÉS DOS SEUS DISCÍPULOS. TOMOU CALMAMENTE UMA TOALHA, COLOCOU-A SOBRE OS OMBROS, PEGOU UMA BACIA DE ÁGUA E, SEM DIZER PALAVRA ALGUMA, COMEÇOU A LAVAR OS PÉS DELES (JOÃO 13. 4-5) (...) NUNCA HOUVE QUEM, SENDO CONSIDERADO TÃO GRANDE, SE FIZESSE TÃO PEQUENO. NUNCA NINGUÉM COM O INDESCRITÍVEL STATUS DE DEUS FEZ UM GESTO TÃO HUMILDE E SINGELO! NUNCA O SILÊNCIO FOI TÃO ELOQUENTE... TODOS OS DISCÍPULOS FICARAM PERPLEXOS COM AQUELA ATITUDE. (Ed. Sextante- pp.181,182) .


por Fernando José.




BIBLIOGRAFIA: 
PACTO DE LAUSANNE [Lausanne, Suíça, 1974]
CURY, Augusto. MESTRE DOS MESTRES - (Ed. Sextante) .
Mini Aurélio Século XXI (Ed. Nova Fronteira).





Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais. 








Postar um comentário