segunda-feira, 14 de novembro de 2016

#VC11 - SOCIEDADE






VISÃO CRISTOCÊNTRICA (11): SOCIEDADE




DO LATIM ‘societas’, DERIVADO DE ‘socius’(COMPANHEIRO).

CONSIDERO “SOCIEDADE” COMO UM AGRUPAMENTO DE PESSOAS QUE, JUNTAS, DE FORMA SIMULTÂNEA, EM REUNIÃO E FORMANDO UM TODO, PARTICIPA DE DECISÕES, PREFERÊNCIAS, INTERESSES; SE PREOCUPAM, EMPREGANDO ATENÇÃO/CUIDADO... SOCIEDADE É AÇÃO MÚTUA, RECIPROCIDADE, INFLUÊNCIA DE UNS SOBRE OS OUTROS. AQUI INCLUEM PROPÓSITOS, GOSTOS, COSTUMES, ETC. SOCIEDADE É DIVISÃO DE TAREFAS, ORGANIZAÇÃO E, PARA QUE ESTA SEJA PLENA É PRECISO ARRANJAR, COMBINAR, NECESSÁRIO É HAVER DISPOSIÇÃO, SENDO ASSIM, OS ENVOLVIDOS DEVEM ESTAR BEM SITUADOS, EM BOA COLOCAÇÃO. SOCIEDADE É SINÔNIMO DE RELACIONAMENTO, INTERDEPENDÊNCIA, OBJETIVO COMUM, ASSOCIAÇÃO AMIGÁVEL, LEVANDO EM CONTA QUE TAMBÉM EXISTEM COMPETIÇÃO E CONFLITOS. 


1. ONDE COMEÇOU A SOCIEDADE? 

COMEÇA COM A CRIAÇÃO DO HOMEM: 

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. 
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 

A SEGUIR: 

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 
Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; 
E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. 

APÓS A UNIÃO, HOUVE ADIÇÃO: 

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. 
E deu à luz mais a seu irmão Abel... 

E CONTINUA A MULTIPLICAÇÃO:

(Adão) gerou filhos e filhas. 

DORAVANTE, SÃO INÚMERAS AS GENEALOGIAS, AS SÉRIES DE FAMÍLIAS, FAMÍLIAS QUE GERAM TRADIÇÕES, CRENÇAS, CULTURAS; QUE DÃO LUGAR A ESTILO E QUALIDADE DE VIDA, QUE VÃO AO ENCONTRO DA DEMOCRACIA, QUE GERA A POLÍTICA... 


2. O CRISTÃO E A SOCIEDADE 

NA SOCIEDADE, O CRISTÃO TEM COMO PAPEL FUNDAMENTAL SER LUZ; AQUI, NOSSOS ATOS (O QUE ESTAMOS FAZENDO) SERÃO JUSTOS, NOSSAS DECISÕES DEVEM TER EFEITO SEGURO, SEREMOS COMO LUZES, BRILHO E SABER VISÍVEIS.

PRA ENCERRAR, OBSERVE O TRECHO ABAIXO EXTRAÍDO DE COMENTÁRIO HISTÓRICO-CULTURAL DO NOVO TESTAMENTO, CPAD: 

“... As cidades antigas eram construídas com calcário branco, e desta forma reluziam como a luz do sol. Lâmpadas eram mantidas acesas nas casas durante toda a noite, dispostas em lugares altos... a ‘luz’ não deve ficar escondida...” 


Por Fernando José 


BIBLIOGRAFIA:
BÍBLIA SAGRADA 
VINE, W.E., Merril F. Unger e William White Jr. Dicionário Vine: o significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. (CPAD, 2006).
RICHARDS,Lawrence O. COMENTÁRIO HISTÓRICO-CULTURAL DO NOVO TESTAMENTO, (CPAD).



Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material, desde que informe o autor. Não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.



Postar um comentário