sexta-feira, 25 de junho de 2010

A IGREJA: SEU SIGNIFICADO


         
 
 

 (Efésios 3:10) - Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,
 
“O cristão precisa da Igreja para tudo aquilo que está relacionado com o culto, a fraternidade, a evangelização e a edificação.” (Dicionário Bíblico: Conhecendo e entendendo a palavra de Deus. Ed. Didática Paulista).
 
NO GREGO a palavra associada a “igreja” é ekklesia, que significa congregação ou ajuntamento/assembleia.
Congregação - termo usado no A.T. para falar acerca de Israel. Veja: (Atos 7:38) - Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar.
Ajuntamento/assembléia - aqui temos 2 (dois) exemplos no livro dos Atos:
1º ex: (Atos 19:39) - E, se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembléia.
2º ex: (Atos 19:32) - Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado. E, (Atos 19:32) - Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado.
CHAMADO PARA FORA
ekklesia é formada de  ek “para fora de” e klesis “chamado”. Chamar no grego é kaleõ; kaleõ sugere chamar alguém, convidar, convocar. Também se refere à relação patrão/empregado, senhor/servo, e também, Deus/homem. Ver: (Romanos 8:30) - E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.(I Coríntios 1:9) - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor.(I Tessalonicenses 2:12) - Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória. (Hebreus 9:15) - E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
O chamado de Deus é:
# soberano: (Filipenses 3:14) - Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
# santo: (II Timóteo 1:9) - Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;
#celestial: (Hebreus 3:1) - POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
3 (TRÊS) SENTIDOS PARA "IGREJA"
*** Cristãos de uma casa lugar: (I Coríntios 16:19) - As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áquila e Priscila, com a igreja que está em sua casa.
***Em 1 Coríntios 10.32 “igreja de Deus” é um agregado de igrejas, assim como em 12. 28: “e a uns pôs Deus na igreja...”, e isso na época em que a carta foi escrita.
***Aqui, observa-se a expressão de Cristo: “edificarei a minha igreja”. No futuro, “igreja”, teria um sentido mais vasto, abrangeria os cristãos de todos os tempos e em todos os lugares, teria um sentido universal:(Atos 20:28) - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.(Efésios 1:22) - E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,(Colossenses 1:18) - E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
QUANDO SURGIU A IGREJA?
Alguns afirmam que a Igreja teve seu início a partir do momento em que o Mestre elogia  Pedro, confirmando sua resposta:(Mateus 16:13) - E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?(Mateus 16:14) - E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.(Mateus 16:15) - Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?(Mateus 16:16) - E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.(Mateus 16:17) - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.(Mateus 16:18) - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;(Mateus 16:19) - E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Mas, a maioria, em comum acordo, aceita o acontecimento de Pentecostes como o surgimento da Igreja, pois nos relatos contidos em Atos dos Apóstolos começa o “viver em comunidade” dirigido pelo Espírito:(Atos 1:14) - Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.(Atos 2:41) - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,(Atos 2:42) - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.(Atos 2:43) - E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.(Atos 2:44) - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.(Atos 2:45) - E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.(Atos 2:46) - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, (Atos 2:47) - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (Atos 4:32) - E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.(Atos 4:33) - E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.(Atos 4:34) - Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.(Atos 4:35) - E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
COM QUE OBJETIVO SURGE A IGREJA?
A igreja surge para manifestar as várias formas da sabedoria de Deus: (Efésios 3:10) - Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,  e para anunciar as virtudes do mesmo: (I Pedro 2:9) - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
COMO FAZER PARTE DA IGREJA?
Primeiro, haverá a pregação. A doutrina de Cristo é proclamada, anunciada.
Em segundo lugar, mediante a pregação, haverá a aceitação. O ouvinte admite que o sermão fala da Verdade, reconhece seu estado, concorda com o que está sendo oferecido.
Por último, haverá a filiação, ou seja, o ouvinte convicto do que está fazendo (pois o Espírito influencia-o: convencendo do pecado da justiça e do juízo), entra num relacionamento com Cristo, conecta-se com Ele, dependendo Dele. Quando se entra em comunhão com Cristo, consequentemente interliga-se com os demais que estão unidos a Ele!
PAZ PRA TODOS VOCÊS...!

Nenhum comentário: