quarta-feira, 30 de junho de 2010

DEUS










 
 

“A NATUREZA É A OFICINA DE DEUS. O CÉU É O SEU CURRICULO. O UNIVERSO É SEU CARTÃO DE VISITA. VOCÊ QUER SABER QUEM É DEUS? VEJA O QUE ELE FEZ. VOCÊ QUER CONHECER O PODER DE DEUS? DÊ UMA OLHADA EM SUA CRIAÇÃO. ESTÁ CURIOSO PARA SABER A FORÇA DE DEUS? FAÇA UMA VISITA À SUA CASA: AVENIDA UM BILHÃO DE ESTRELAS DO CÉU. QUER SABER QUAL O TAMANHO DE DEUS? SAIA Á NOITE E OLHE PARA A LUZ DAS ESTRELAS EMITIDA HÁ UM MILHÃO DE ANOS E DEPOIS LEIA 2 CRÔNICAS 2.6: “QUEM É CAPAZ DE CONSTRUIR UM TEMPLO PARA ELE [DEUS], VISTO QUE OS CÉUSNÃO PODEM CONTÊ-LO, NEM MESMO OS MAIS ALTOS CÉUS?” (MAX LUCADO)

 

 

DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

‘el  (HEBRAICO - TERMO QUE DESIGNAVA GERALMENTE “deus” NA ANTIGUIDADE) INDICAVA:

“... sinônimo de SENHOR que tirou os israelitas da escravidão do Egito e os tornou vitoriosos na batalha...” (VINE).

Que “... Deus se revelou em poder e entrou em relação de concerto com o seu povo...” (VINE).

E, “... era comumente usado pelos israelitas para denotar provisão ou poder sobrenaturais. Isto era normal e legítimo, visto que o concerto entre “Deus” e Israel assegurava a um povo obediente e santo que as forças criativas do universo o sustentariam e protegeriam em todo o tempo. Da mesma forma, se o povo desobedecesse e se apostatasse, essas mesmas forças o castigariam severamente.” (VINE).

Sobre este último ponto, você, leitor, pode tirar a conclusão sobre o que está escrito, lendo todo o capítulo 28 do 5º livro da Bíblia (Deuteronômio), onde estão listadas as bênçãos pela obediência e os castigos por desobediência.

 

 DEUS NO NOVO TESTAMENTO

Theos (GREGO: DEUS, DEIDADE);

“A palavra foi apropriada pelos judeus e retida pelos cristãos para denotar ‘o único e verdadeiro Deus’...” (VINE).

Veja como os escritores do Novo Testamento descrevem Deus:

 

·      Deus da glória (Atos 7.2)

·      Deus de paz (Romanos 15.33)

·      Deus de amor e paz (2 Coríntios 13.11)

·       Deus de paciência e consolação (Romanos 15.5)

·      Deus de toda consolação (2 Coríntios 1.3)

·      Deus de esperança (Romanos 15. 13)

·      Deus de toda graça (1 Pedro 5. 10)

 

 ATRIBUTOS DIVINOS

DEUS É ÚNICO- (Deuteronômio 6:4) - Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. VER TAMBÉM: (Marcos 12:29) - E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor.

DEUS É AUTO-EXISTENTE- (João 5:26) - Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;

DEUS É IMUTÁVEL- (Tiago 1:17) - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

DEUS É ETERNO- (Romanos 1:20) - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

DEUS É TODO-PODEROSO- (Mateus 19:26) - E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

DEUS TEM CONHECIMENTO SEM FIM- (Romanos 11:33) - Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!

DEUS É O CRIADOR DE TODAS AS COISAS- (Efésios 3:9) - E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;

DEUS É SANTO- (I Pedro 1:15) - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;

DEUS É JUSTO- (João 17:25) - Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.

DEUS FIEL- (I Coríntios 1:9) - Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. VER TAMBÉM: (I Coríntios 10:13) - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

DEUS É AMOR- (I João 4:8) - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. (I João 4:16) - E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

DEUS É VERDADEIRO- (Tito 1:2) - Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;

 

 DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO

DEUS, SENDO UM EM TRÊS PESSOAS, SE APRESENTA NA BÍBLIA COMO DEUS PAI, DEUS FILHO, DEUS ESPÍRITO SANTO! UM ASUNTO UMTANTO DIFÍCIL DE ENTENDER OU EXPLICAR; A ESSA DOUTRINA DÁ-SE O NOME TRINDADE. CADA UMCOM A SUA DESCRIÇÃO, FINALIDADE E MODO DE AGIR.

VEJAMOS O QUE ESCREVEU VALTAIR MIRANDA: “APESAR DA COMPLEXIDADE DO CONCEITO, NÃO SE PODE EXCLUÍ-LO OU REJEITÁ-LO... ALGUMAS IMAGENS PODEM LANÇAR LUZ SOBRE A TRINDADE, MAS NÃO PODEM SER FORÇADAS PARA NÃO GERAR QUALQUER DISTORÇÃO DOUTRINÁRIA”:

“- A TRINDADE É COMO O HOMEM, QUE É PAI, MARIDO E FILHO AO MESMO TEMPO.

- A TRINDADE É COMO O GELO, QUE TEM TRÊS ESTADOS: SÓLIDO, LÍQUIDO E GASOSO.

- A TRINDADE É COMO UM OVO, QUE TEM CASCA, CLARA E OVO.

- A TRINDADE É COMO A MENTE HUMANA, QUE TEM MEMÓRIA, COMPREENSÃO E VONTADE.”

 

EIS ALGUMAS REFERÊNCIAS SOBRE A TRINDADE, NA BÍBLIA, QUE PODEM CLAREAR SUA MENTE:

(Gênesis 1:1) - NO princípio criou Deus os céus e a terra.

(Gênesis 1:2) - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

(Gênesis 1:3) - E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

 

*DEUS CRIOU (V.1),

*O ESPÍRITO SE MOVIA (V.20),

*... E DISSE DEUS - DIZER PALAVRA - O VERBO (V.3)

 

 

(Gênesis 1:26) - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

·      ”FAÇAMOS” (PLURAL)

 

 

(Gênesis 11:7) - Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.

·      “DESÇAMOS E CONFUNDAMOS” (PLURAL)

 

 

(Mateus 3:16) - E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.

(Mateus 3:17) - E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

 

·      JESUS, O CRISTO BATIZADO

·      O ESPÍRITO DE DEUS DESCENDO

·      UMA VOZ DOS CÉUS (DEUS)

 

OUTRAS REFERÊNCIAS:

 (Atos 7:55) - Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;

(Romanos 1: 1-4) - PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras, Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,

(II Coríntios 13:13) - A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.

(Efésios 4:4-6) - Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

(I Pedro 1:2) - Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

(I João 5:7-8) - Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.

(Apocalipse 1:4-5) - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz sejam convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

 

 

PARA CONCLUIRMOS DEIXO A SEGUINTE MENSAGEM:

“NÃO HÁ COMO FUGIR À QUESTÃO SOBRE DEUS. POR MAIS QUE AS PESSOAS TENTEM, CEDO OU TARDE PRECISAM TOMAR UMA DECISÃO QUE ENVOLVA A EXISTÊNCIA DE DEUS, OU SUA NÃO EXISTÊNCIA, SE NÃO CRÊEM NELA.” (REVISTA COMPROMISSO, JUERP, 2003).

 

 

PAZ PRA TODOS VOCÊS...!

 


 

Nenhum comentário: